empréstimo

Anúncio da volta da margem adicional de 5% no consignado movimenta mercado de crédito

MP que aumenta para 40% o percentual pode ser comprometido com empréstimos e despesas com cartão de crédito deve ser assinada na quinta-feira

A volta da margem adicional de 5% para crédito consignado já tem data para sair do papel. Nesta quinta-feira, 17/3, o Ministério do Trabalho e Previdência deve editar uma Medida Provisória (MP) que aumenta para 40% o percentual do benefício que aposentados e pensionistas poderão comprometer com empréstimos e despesas com cartão de crédito.

A informação foi confirmada nesta terça-feira, 15/03, pelo deputado federal capitão Alberto Neto, da base do governo, durante uma live realizada pelo INAF (Instituto Nacional do Agente Financeiro). O deputado explicou que não poderia fornecer muitos detalhes, mas garantiu que nesta quinta-feira o ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni fará o anúncio oficial da MP. “O governo se sensibilizou com o tema e entendeu a importância de aumentar a margem para empréstimo consignado neste momento de crise que o país enfrenta”, afirmou o deputado.

O anúncio da volta da margem adicional de 5% foi recebido com entusiasmo pelo mercado de crédito, principalmente pela categoria dos correspondentes bancários. Nos últimos meses, a categoria se mobilizou e realizou diversas ações para pressionar as autoridades a aumentar a margem.

Para Yasmin Melo, presidente do INAF e fundadora do Movimento Gigantes do Consignado, a volta da margem adicional de 5% trará alívio para muitos brasileiros que estão endividados. “O empréstimo consignado tem as menores taxas de juros do mercado. Com a volta da margem adicional, o aposentado terá mais acesso a crédito mais barato e poderá substituir as dívidas com juros mais altos”, afirma.

O aumento da margem adicional de 5% durante a pandemia foi aprovado através da Lei 14.131/21 e teve validade até 31 de dezembro de 2021. Desde 1º de janeiro de 2022, a margem para crédito consignado voltou a ser de até 35% do benefício (30% para empréstimos pessoais e 5% para despesas com cartão de crédito).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support