Brasil

Anatel determina bloqueio de 5 milhões de aparelhos piratas de TV a cabo

desligamento será realizado de forma remota, sem que as prestadoras de serviços precisem entrar nas casas dos usuários.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou o bloqueio de cerca de 5 milhões de decodificadores clandestinos, conhecidos como “TV Box”, que estão em uso no país. O desligamento será realizado de forma remota, sem que as prestadoras de serviços precisem entrar nas casas dos usuários.

A decisão vem após a Anatel receber uma grande quantidade de denúncias de pirataria generalizada de televisão por assinatura, também conhecida como “gatonet”. A agência reguladora montou então um grupo técnico para avaliar as informações recebidas e elaborar uma lista de equipamentos a serem bloqueados.

Atualmente, muitos dispositivos ilegais são vendidos em sites de comércio eletrônico, geralmente por preços entre R$ 150 a R$ 450. De acordo com a Anatel, as páginas que oferecem esses aparelhos também podem ser punidas por seu envolvimento em crimes.

A função original das TV Boxes é fornecer conexão à internet para televisores comuns, transformando-os em Smart TVs. No entanto, alguns aparelhos não homologados ultrapassam essa função e conseguem decodificar sinais fechados de TV por assinatura, oferecendo aos usuários acesso a conteúdos pagos sem autorização.

A Anatel afirma que a produção e comercialização desses aparelhos clandestinos configura cinco infrações, incluindo o uso de equipamento não homologado, a transmissão clandestina de telecomunicações, o uso indevido de serviço de TV por assinatura, o prejuízo à ordem econômica e à concorrência e o risco à segurança cibernética.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support