Equilíbrio. Essa é a palavra que melhor define os confrontos entre América e ABC, na Arena das Dunas. Nos últimos doze clássicos realizados na principal praça esportiva do RN foram registrados quatro empates e cada uma das equipes venceram outras quatro partidas. Na atual temporada, em dois confrontos pelo Campeonato Potiguar também não foram registrados vencedores no tempo regulamentar.
Nesta quarta-feira (20), o confronto será válido pela Copa do Nordeste, onde a vitória é um objetivo comum para os dois rivais, que desejam se manter na luta para chegar na segunda fase da competição regional e colocar no caixa mais R$ 554 mil. A bola começará a rolar, na Arena, a partir das 19h30.
Se no domingo passado o empate foi mais prejudicial ao ABC, que passou a não depender apenas de seus próprios resultados para avançar à semifinal do Estadual, na Copa do Nordeste essa relação se encontra invertida.
O América está na última colocação do grupo A, com quatro pontos ganhos e quatro pontos atrás de Vitória e o CRB, justamente terceiro e quarto colocados. Com essa mesma pontuação, Botafogo-PB e Maranhão também estão na frente dos potiguares na classificação, então qualquer outro resultado que não seja a conquista dos três pontos será suficiente para sepultar qualquer sonho americano em relação a classificação.
Apesar de possuir a mesma pontuação do rival potiguar na competição, dentro do grupo B, o ABC desfruta da sexta colocação e está a um ponto de entrar no G-4, o Náutico na quarta colocação e o Treze, ambos com cinco pontos estão imediatamente à frente do Alvinegro, que acabando o jejum de nove jogos sem vitórias e passando pelo rival potiguar, terá uma excelente oportunidade de dormir dentro do grupo de classificação. Mesmo que isso não ocorra, a equipe de Marcelo Cabo vai garantir uma sobrevida, na luta pela classificação, até a última rodada.
Tribuna do Norte