AMARRADOS EM UM FOGUETE
Não tem como definir de outra maneira para ser bem claro na conversa. Parece que amarraram os preços dos combustíveis e da energia elétrica em um daqueles foguetes que estão sendo lançados para turismo espacial. Os dois não param de subir e, na prática, para tentar barrar essa disparada não conseguimos detectar muito esforço. No momento, infelizmente, podemos dizer que, ninguém faz nada, ninguém diz nada e todos parecem que não estão enxergando o problema.
O pior de tudo é saber que as previsões já avançam além do Réveillon 2021. Isso mesmo, a previsão em relação a energia elétrica é que a bandeira siga em vermelho quando 2022 chegar, ou seja, novos aumentos. Nesse caso, para quem tem acesso aos financiamentos, já é possível tentar diminuir a despesa buscando a energia solar ou eólica. Agora, em relação aos preços dos combustíveis, o buraco é mais embaixo e o descontrole parece não ter fim. Soma-se a gula insaciável de empresários do setor e a questão política na disputa pelo poder. Enfim, olhando o cenário, o foguete segue subindo e subindo.
LIBERDADES DE EXPRESSÃO
Já abordamos o tema em outras oportunidades, porém ele não sai da pauta. Praticamente, todos os dias, temos um fato novo envolvendo a questão da liberdade de expressão, seja alguém sendo punido por fazer uso em tempos democráticos e serem surpreendidos por reações contrárias, ou seja por pessoas que extrapolam os limites da liberdade e assumem discursos agressivos. O fenômeno das redes sociais expôs de forma violenta as duas situações, particularmente a segunda.
Ninguém tem dúvida de que a democracia para sobreviver precisa da liberdade de expressão. Eu também não sou contra as pessoas se manifestarem, porém a boa informação continua reservada aos jornalistas sérios e com o preparo adequado para esse exercício. Hoje qualquer um monta um blog e, sem ética e sem respeito ao contraditório, destila seu veneno sem diferenciar as pessoas de suas funções e atos, sejam elas públicas ou privadas. Fica a dica para, se realmente for do seu interesse, filtrar os canais de informação e busque aquele capitaneado por um jornalista sério. Pois saiba, eles existem.
A TERRA DAS PERSEGUIÇÕES
O que antes parecia apenas “arenga” daqueles que foram derrotados nas urnas, em parte continua assim, aos poucos se percebe a cruel realidade de perseguições que são denunciadas nos bastidores da prefeitura de Mossoró/RN. Hoje essa é uma conversa recorrente, ou seja, no ambiente da prefeitura de Mossoró é só no que se fala, perseguição a servidores. Você passa a acreditar a partir do momento que aquele conhecido, mesmo prestando um bom serviço, sofre com esse ato repugnante.
Existe registro de famílias que foram praticamente destruídas por conta da perseguição que leva ao desemprego, subemprego e consequentemente a crise financeira. Lamentável que isso ocorra exatamente em um governo que, na época da campanha, pregava o discurso do diferente, da inovação na política. Além de registrar ficamos na torcida que o quadro mude e, diferente daquilo que falam seus críticos, o atual ocupante do Palácio da Resistência possa, na prática, corrigir as atitudes equivocadas que foram tomadas e inicie um período diferente, como prometido, na política e vida pública em Mossoró.
NOVO ANEL VIÁRIO PARA MOSSORÓ/RN
No período de 24 a 27 de agosto os vereadores Omar Nogueira (Patriotas), Isaac da Casca (DC), Gideon Ismaias (Cidadania), Edson Carlos (Cidadania), Lamarque Oliveira (PSC), Paulo Igo (SD) e Larissa Rosado (PSDB) estiveram em Brasília-DF, participando da XX Macha dos Legislativos Municipais, representando a Câmara Municipal de Mossoró. O grupo aproveitou o evento para também se reunir com representantes do Governo Federal e apresentar uma pauta de reivindicações. Na programação do evento os parlamentares participaram de minicursos, oficinas, palestras e outras atividades de formação legislativa, além da troca de experiências com vereadores de todo o país.
Além de uma reunião com a bancada federal do Rio Grande do Norte, a comitiva também conversou com os ministros da Comunicação, Fábio Faria, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Na pauta, entre as reivindicações nas áreas de abastecimento de água, segurança, infraestrutura, saúde e educação, destaca-se o pedido de um novo anel viários para Mossoró. Esse teria início na BR-304 proximidades da empresa Halliburton, seguiria pelos bairros a margem direita da BR, cruzaria a BR-110 na comunidade de Passagem de Pedras e logo adiante retornaria a BR-304. Não é uma obra barata, porém o objetivo seria desafogar mais ainda o trânsito pelo centro e o anel viário dos abolições. Aliás, registre-se, esse ainda precisando de conclusão.
PORTE DE ARMA PARA GCM
Passados nove anos de luta em busca do direito de trabalhar armada, finalmente a Guarda Civil de Mossoró (GCM), vislumbra um ato positivo em direção a essa autorização. A novidade diz respeito a assinatura de um termo de compromisso entre a polícia federal e a Prefeitura de Mossoró que vai permitir que a guarda possua porte de armas. O vereador e policial militar, Cabo Tony Fernandes inclusive comentou o novo passo no plenário da Câmara Municipal de Mossoró.
Após a assinatura que aconteceu no dia 24 de agosto, ainda será cumprindo todo um procedimento tendo na coordenação a polícia federal antes do porte definitivo. Antes de receber essa autorização os guardas terão que passar por uma avaliação psicológica e treinamento. Destacando que o combate e prevenção contra à violência em Mossoró ganha mais uma ferramenta, o vereador Cabo Tony rebateu a crítica de que esse gesto irá colocar mais armas na sociedade. Ele se baseia na segurança de que, além da avaliação psicológica e treinamento, os guardas serão fiscalizados pela polícia federal. Realmente, se o GCM vai além da missão de proteger o patrimônio público, estando também no combate direto a violência, precisa sim dessa ferramenta de trabalho.
SUCESSÃO NA OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se prepara para mais uma eleição em suas seccionais em todo o país. Por enquanto as discussões giram em torno de nomes ainda não oficialmente registrados, porém, tem sido o suficiente para gerar uma série de, digamos assim, debates via redes sociais. Nada diferente da política partidária os embates acontecem entre aqueles que concordam com os atuais gestores e aqueles que criticam e querem mudança.
O enredo é o mesmo. De um lado, a turma que defende que tudo vem acontecendo dentro do planejado para os últimos três anos de gestão. E na outra ponta tem sempre aquele que aponta: Não fizeram nada em três anos e agora querem continuar. Enfim, é o debate tão necessário para a sobrevivência da democracia, desde que se respeite o contraditório. Nada de querer impor a “minha verdade dos fatos”. Aguardemos pela oficialização dos candidatos para melhorar conhecer suas propostas.
MENSAGEM
“O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida”. Cora Coralina
PREFEITURA RECUANDO
A tentativa de reabrir os portões dos estádios para receber o público, mesmo com presença reduzida, não deu certo. Foi isso que aconteceu em Minas Gerais, na capital Belo Horizonte. A prefeitura tentou, porém o Atlético Mineiro e seus torcedores, pela reação do executivo, parece que não cumpriram com o acordo fechado. E as imagens da televisão não deixam dúvidas, a turma saiu do rumo mesmo.
Pessoas sem máscaras e sem o distanciamento se aglomeravam nas arquibancadas do estádio em um dos jogos da equipe atleticana. Depois da cena a prefeitura de BH que já havia autorizado a presença do público recuou e revogou essa decisão. Infelizmente a falta de educação das pessoas não permite facilitar e afrouxar o combate a Covid-19, afinal, a pandemia deu sinais de recuo, porém não acabou. Estádio de futebol é diferente, a emoção rola solta e é quase inevitável o abraço, principalmente na hora do gol.
ESTACIONAMENTO PARA AUTISTAS
Segue em tramitação no legislativo mossoroense o projeto de lei de autoria do vereador Lawrence Amorim (SD) que garante a reserva de 1% das vagas de estacionamento ou pelo menos uma vaga para pessoas com Transtorno de Espectro do Autismo (TEA). O autor anunciou recentemente que a proposta já foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Social, Direitos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Mossoró, e não deverá encontrar maiores dificuldades nas demais comissões.
E a iniciativa não é uma ação isolada do parlamentar. Esse é um sonho antigo dos familiares de pessoas com TEA. Na justificativa o vereador diz que algumas dessas crianças apresentam conduta agressiva ou não conseguem ficar muito tempo em ambientes com muitas pessoas. Com esse projeto a ideia é facilitar a vida dos responsáveis para que eles possam entrar e sair dos estabelecimentos de forma mais rápida para diminuir os transtornos. Seguindo em análise nas comissões temáticas, Lawrence espera, até o final do ano legislativo, que o Projeto de Lei nº 70/2021 seja levado para discussão e votação em plenário.
A TERCEIRA DOSE
Na edição anterior falei aqui sobre a segunda dose da vacina contra a Covid-19 que eu havia recebido e, as muitas dúvidas que pairavam. É verdade que a vacina tem sua eficiência no momento da contaminação, a reação é menor e diferente quando alguém não foi vacinado e contrai a doença. Os danos no segundo caso são infinitamente superiores. Porém, aquela dúvida sobre a não eficácia total contra o vírus, hoje é certeza.
E, pelos relatos que tenho escutado, principalmente a tal da Coronavac, essa já partiu para a terceira dose. E pelo noticiário, pode ser aplicada qualquer outra. Enfim, aquela dúvida sobre a pressa e o pouco tempo para fabricarem a vacina e a sua eficácia se confirma, ninguém na verdade tem certeza absoluta de que a pandemia tende acabar com a vacinação, o que significa, mesmo vacinado ninguém escapa da contaminação. Então, nos cuidemos com máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Pouco comentei sobre o tema aqui em Repercutindo, porém esse é um alerta que não pode deixar de ser feito.
DICA LEGAL – PATRULHA MARIA DA PENHA
O Projeto de Lei 176/2017, de autoria da ex-vereadora Sandra Rosado (PSDB), instituiu em Mossoró a Patrulha Maria da Penha com o objetivo de prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O texto foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Mossoró no dia 07 de maio de 2019. Em linhas gerais, as Patrulhas Maria da Penha conta com atendimento de guardas municipais especializados às vítimas da violência doméstica e contra a mulher de maneira geral. Na quinta-feira, 26, dentro da programação do Agosto Lilás, mês de conscientização do combate à violência contra a mulher em 2021, a Câmara Municipal voltou a ser palco de mais um ato nessa luta com a realização de uma palestra abordando o tema.
As guardas municipais Jamille Barbosa, coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Mossoró e Lilian Cinthia Freire, coordenadora de ações educativas da Patrulha Maria da Penha falaram sobre as ações da Patrulha em Mossoró e sobre a importância do combate e prevenção à violência doméstica. A Patrulha já atendeu, nos últimos oito meses, mais de 240 medidas protetivas e 139 denúncias. Para entrar em contato com a Patrulha Maria da Penha, a população pode ligar, de forma gratuita, para o número de emergência 153 ou pelo número (84) 9 8631-7000, pelos quais a vítima ou denunciante poderá enviar mensagens de texto, áudio, vídeo e até mesmo a localização do fato. O serviço funciona 24h por dia.