exposição

Alunos da rede estadual expõem obras de arte na UFRN

A exposição é fruto do projeto “Artes e Movimento”, que acontece desde 2014 e trabalha com os alunos do Ensino Médio da escola.

Os alunos da escola estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha, expressaram, por meio da arte, o conhecimento adquirido durante as aulas. Orientados pelo professor de artes, os estudantes realizaram a exposição “Eu Posso”, que reuniu quadros produzidos por eles próprios na Galeria Conviv’art, localizada no Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

A exposição é fruto do projeto “Artes e Movimento”, que acontece desde 2014 e trabalha com os alunos do Ensino Médio da escola. As atividades são coordenadas pelo professor Francisco Azevedo do Nascimento. Para ele, a importância do projeto está relacionada ao aperfeiçoamento da habilidade com desenho e pintura dos alunos, como também, a melhoria do relacionamento interpessoal dos estudantes.

“Conseguimos trazer a ideia do aluno como não apenas expectador, mas também, de uma pessoa ativa. É o protagonismo juvenil. Ele tá sendo protagonista de suas obras, da sua história. E isso tem sido importante para o desenvolvimento deles”, explica o docente.

Ao total, cerca de 45 alunos participaram da exposição, totalizando 100 obras expostas, produzidas pelos alunos e/ou releituras de obras de outros artistas. A estudante da 2ª série do ensino médio, Claudiene Souza, participa do projeto há um ano e já participa da 3ª exposição de suas obras. Desta vez, quatro obras de sua autoria foram expostas, sendo duas criações e duas releituras.

Para Claudiene, o projeto serve como uma voz dos estudantes dentro da escola. “Eu me sinto representada, consigo me comunicar através da arte”, explica. Além disso, a estudante enfatiza que o projeto facilitou na vida pessoal. “Posso ser quem eu sou dentro do projeto”, finaliza a estudante.

As obras ficaram expostas durante o mês de abril na galeria e a exposição permanente pode ser visitada na Casa de Cultura de Goianinha, como também, na biblioteca pública da cidade.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support