Concurso

Abstenção no segundo CNU cai para 42,8%, diz governo

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, disse, neste domingo (5), que a abstenção neste primeiro dia da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) diminuiu em comparação à edição anterior. Em 2024, o número foi de 54% – neste ano, o índice foi para 42,8%. Neste CNU, 436,5 mil candidatos estiveram presentes, e outros 324.971 inscritos se ausentaram.

Segundo Dweck, a alteração é reflexo da vontade dos brasileiros de participar do serviço público. “As pessoas veem uma oportunidade real para ingressar no serviço público e ajudar a melhorar a vida da população”, afirmou.

Segundo dados da pasta, a menor abstenção foi registrada no Distrito Federal (30,8%), enquanto a maior foi no Amazonas (51,2%).

A avaliação do Ministério da Gestão e Inovação é que o primeiro dia de provas foi “muito tranquilo” e com poucas intercorrências. “O que nos chegou é que as intercorrências foram muito pontuais, nada que chame a atenção e tenha comprometido a aplicação da prova em qualquer local”, disse Dweck.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support