Economia

Abertura de pequenos negócios cresce 35% no RN

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 35,58% na abertura de pequenos negócios em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) coloca o estado acima da média nacional, que foi de 27% no período. Ao todo, foram abertas 4.492 novas empresas no mês, ante 3.313 em fevereiro de 2024.

O levantamento revela ainda que, até 10 de março deste ano, o RN somava 249.031 pequenos negócios ativos, um crescimento de 5.340 empresas só em 2025, levando-se em conta que o estado fechou o ano de 2024 com 243.691 registros.

Do total de pequenos negócios cadastrados atualmente no Simples no Rio Grande do Norte, os setores são liderados por Serviço (102 mil), Comércio (70 mil), Indústria (17 mil), Construção (11 mil) e Agropecuária (1,1 mil). Os municípios com maior quantitativo de pequenos negócios são Natal (91,9 mil), Parnamirim (25,9 mil), Mossoró (24,3 mil), São Gonçalo do Amarante (7,2 mil) e Caicó (5,6 mil).

De acordo com Thales Medeiros, gerente da Agência Sebrae Grande Natal, o crescimento no número de pequenos negócios está atrelado a um padrão sazonal de movimentação no setor. “Esse movimento se deve, em parte, ao planejamento dos empreendedores, que começam a estruturar seus negócios ainda em dezembro para iniciar operações no começo do ano. Isso reduz o período de informalidade, o que é positivo tanto para o empreendedor quanto para o mercado”, explica.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.