OPINIÃO

Abandono e vulnerabilidade social são temas do novo clipe da acadêmica

Por: SYMMARA FÈRNANDES  (Cadeira 03 da AFLAM)


A cantora e escritora Symmara Fèrnandes, acadêmica da AFLAM, lança novo videoclipe, o segundo de sua carreira musical, de uma das canções de seu trabalho autoral – Pixote. A canção é de autoria do compositor paraibano Ninor Freitas e faz parte do repertório da cantora Symmara Fèrnandes desde 2018, chegando às mãos dela como presente de Ninor, que a escolheu para ser intérprete.

A canção “Pixote” foi inspirada no personagem do filme “Pixote – a lei do mais fraco”, uma produção cinematográfica brasileira da década de 80, do diretor Hector Babenco, baseada em fatos reais, assim como nos meninos que o autor via nos sinais de trânsito vendendo balas e bombons. Com ela, Symmara ficou entre os doze finalistas do I Festival da Música de Fortaleza, em 2018, depois de concorrer com mais de 300 composições de todo o Brasil. A canção Pixote conta com arranjos de Gideão Lima e Jubileu Filho, está disponível em todas as plataformas digitais e é uma das faixas do EP “Tempo” da cantora, lançado em 2021. Nesse novo clipe, Symmara traz como cenário as ruas de Mossoró, onde vive o menino Pixote, interpretado por Carlos César Guimarães, em seu primeiro trabalho de interpretação, e filho da cantora.

O clipe, que tem assinatura da Atuá Produções no roteiro, imagens, direção e fotografia e produção executiva da Acunha Produções, conta a história de Pixote, um menino que vive sozinho, vende balas para sobreviver e dorme na rua e que, apesar da dureza de sua vida, sonha com uma vida de criança. Palavras como “mágoas”, “mendiga”, “medo”, e expressões como “mas logo vem a noite, o dia morre, menino Pixote na calçada dorme”, presentes na letra da canção, deram o tema principal sobre o qual se construiu a narrativa audiovisual: o abandono, abordar a vulnerabilidade das crianças em situação de rua mostrando como algo que permanece atual é uma discussão necessária, e tanto a música quanto o audiovisual são extremamente importantes pois conseguem abordar o tema de forma lúdica, leve.

O clipe Pixote será lançado nessa quinta-feira, dia 11, às 20h, no canal da cantora no Youtube www.youtube.com/@symmarafernandes105, com faixa etária livre. O projeto Pixote é realizado com recursos do Prêmio Fomento à Cultura – Lei Maurício de Oliveira, edição 2022, através da Prefeitura Municipal de Mossoró.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do clipe Pixote, da cantora Symmara Fèrnandes

Onde: canal da cantora no YouTube, www.youtube.com/@symmarafernandes105

Quando: 11/05/2023

Horário: 20h

Faixa etária: livre

Acesso gratuito

MAIS INFORMAÇÕES:

Acunha Produções: (84)999120-2706 acunhaproducoes@gmail.com

Symmara Fèrnandes(84)98843-3357

Instagran: @symmarafernandes


Conheça mais sobre Symmara Fèrnandes.

Symmara Tâmara Fernandes Carlos é potiguar, radicada em Mossoró, e é uma artista que permeia pelos campos da música, da literatura, da educação e da pesquisa acadêmica. Tem graduação e mestrado em Letras pela UERN, imortal da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM e membro da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares – ALAMP. Na música, vem trabalhando desde 2001, cantando na noite e em bandas de rock e de baile de Mossoró, se destacando em projetos musicais dentro dos maiores eventos da cidade e do estado. Venceu o tradicional concurso A mais Bela Voz, em 2006, concorrendo com mais de 800 candidatos de todo o RN, e desde então vem firmando seu nome na música com projetos musicais temáticos, tendo participado desde 2011 das edições do Mossoró Cidade Junina, em diversos polos do evento. Participou ainda de eventos como Assembleia Cultural (Natal-RN), Câmara Cultural (Mossoró-RN). Também apresentou canções de seu projeto autoral em eventos como Canto Potiguar (Mossoró-RN, 2008), Projeto Seis & Meia (Mossoró-RN, 2010), e participou de projetos como Tributo a Clara Nunes (Mossoró-RN, 2011), Elas cantam Brega (Mossoró-RN, desde 2011), MPB Petrobras (Mossoró-RN, 2015). Representou o estado do RN em festivais nacionais (Festival da Música de Fortaleza e Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste) e instituições culturais nacionais (CCBNB Sousa-PB). Abriu shows de artistas nacionais e internacionais, como Quarteto em CY, João Bosco, Nando Reis e Modulatus Project (Iury Matias – RN e Laura Rui – Portugal). Em 2020, lançou o primeiro single de seu trabalho autoral “Florescer”, nas plataformas digitais e em janeiro de 2021 lançou seu primeiro videoclipe, da referida canção, e em 2023, o mesmo clipe foi aprovado pela curadoria do 21 Salão Internacional de Arte e ficou em exibição na exposição do Galleryspt em Madrid-Espanha, e ainda deu à cantora o título de “Melhor artista de audiovisual”, pela sua atuação no clipe. Em 2021, completou vinte anos de trajetória musical e em comemoração lançou seu primeiro EP intitulado “Tempo”, com seis canções autorais, através da lei Aldir Blanc pelo município de Mossoró, em todas as plataformas digitais com selo da Acunha Produções e com show de lançamento ao lado do músico e produtor musical Jubileu Filho, no Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa-PB. Em 2023, retorna a Sousa ao lado do cantor e compositor André da Mata com o show “Saudação aos tambores”, mais uma vez a convite do CCBNB, exaltando a ancestralidade do povo brasileiro com clássicos do samba, além disso, se prepara para lançar seu segundo videoclipe, da canção Pixote, que faz parte do seu EP “Tempo”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support