A MANGA É MINHA

Quando todos entenderam a gravidade da pandemia, alguns chegaram a dizer que, com os sinais dos tempos, o ser humano iria mudar pra melhor e passaria a respeitar mais uns aos outros. Ledo engano de quem sonhou assim. As pessoas continuam minúsculas em suas atitudes. Cito aqui como exemplo um fato recente e real, por isso vou evitar citar os lugares nos quais onde tudo aconteceu. Uma simples manga coité, mesmo sendo muito saborosa, não poderia ser motivo de uma discussão que por sua vez, poderia levar a uma briga sem precedentes.  Pois isso aconteceu.

Um grupo de pessoas estava próximo a uma mangueira quando um dos frutos caiu e quase atinge a cabeça de uma senhora que estava chegando de bicicleta. O fruto rolou e parou próximo a outra pessoa que o pegou. A pessoa da bicicleta gritou: “Pode soltar que a manga é minha”. O outro que já estava de posse respondeu que não, e que iria ficar com a manga. A mulher insistiu: “A manga quase acerta minha cabeça, por isso é minha”. Quem conhece manga coité sabe que é grande e pesada, assim, será que ela não iria querer ajuda se fosse acertada na cabeça pelo fruto? Afinal a dor também seria dela. Estão vendo o amontoado de absurdos, até a observação nossa é um. Tudo para mostrar que o ser humano não mudou com a pandemia e continua pequeno em seus atos e atitudes. Graças a Deus existem as exceções que nos permite uma certa convivência em harmonia.


EM TIBAU PREFEITA DESMENTE CONFLITO 

A tentativa de gerar um possível desentendimento entre a atual prefeita de Tibau-RN, Lidiane Marques (PSDB) e o ex-ocupante do cargo, Josinaldo Marcos de Sousa (PSDB), parece que não vingou. Logo que tomou conhecimento do assunto Lidiane tratou de apagar aquilo que parecia um foco de incêndio político. E não usou meias palavras, foi firme e direto no ponto, “Sou aliada de Naldinho e estarei com ele em qualquer situação”. Ela reforçou sua fala afirmando que o ex-prefeito, além de colega de partido, fez uma gestão exemplar e sempre terá o seu apoio.

Lidiane foi mais enfática em suas palavras ao dizer que sua posição é reforçada pelo fato de conhecer Naldinho e saber de sua capacidade e vontade de trabalhar pelo povo. Outro momento forte de sua fala foi quando ela disse – Somos aliados e eu estarei com Naldinho em qualquer situação, sem dificuldade e falando a mesma linguagem. Com essa posição a prefeita esperar colocar um ponto final nas especulações de que sua relação com o seu antecessor estaria abalada. É meus amigos, o ambiente da política partidária é bruto, principalmente quando se aproxima ano de eleição. Tem sempre alguém na espreita puxando o tapete do outro.

TV CÂMARA: QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA

Um passo de cada vez, porém com passos largos, a TV Câmara Mossoró vai tomando novo formato. A emissora institucional já passou por momentos positivos quando mantinha uma programação bem organizada e, ao vivo, que surpreendeu até casas legislativas estaduais. Porém, depois de um tempo, com frequentes mudanças de gestores acabou ficando em segundo ou em plano nenhum. Mas, como dizia o velho guerreiro Chacrinha – Quem não se comunica, se trumbica”.

A nova gestão da Fundação Aldenor Nogueira, agora sob a orientação de Jório Nogueira, ao lado da presidência da Câmara Municipal de Mossoró, com o vereador Lawrence Amorim (SD), resolveram fortalecer esse importante instrumento de comunicação que dispõe o legislativo. Hoje a emissora se encontra em nova sede, com novos equipamentos, monta uma nova programação e o fruto de tudo isso é o trabalho e esforço de Jório e Lawrence com apoio da equipe técnica. Eles com a decisão de fazer, e os demais com a competência de executar. Eles executam a missão de se comunicar, afinal, quem não se cômica, se trumbica.

AUMENTO NOS OVOS

Como diz a música de Rossiclea, “Tá caro até os ovos”. Não foi só a carne bovina ou suína que tiveram seus preços elevados. Além dessas, que são alimentos básicos na mesa dos brasileiros, o frango e até os ovos vão disparar acima da inflação, de acordo com afirmação de especialistas. A estimativa é que a inflação sobre proteínas seja quase o dobro da inflação oficial projetada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 5,9% em 2020.

Os números apontam que, a maior alta deste ano será a carne de boi, com 17,6%. Em seguida, vem a de porco, com 15,1%, e a carne de frango, com 11,8%. A alternativa mais comum à carne, os ovos de galinha, também deve subir 7,6%. A informação foi publicada pelo O Estadão, com levantamento da consultoria LCA.  Apesar do que já foi posto, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é ainda mais pessimista e prevê um aumento no preço do frango entre 10% e 15% já no fim de julho e começo de agosto. Isso agora, em 2021. Sempre assim, principalmente no caso do ovo e do frango, vendeu muito, o urubu carniceiro que controla a maquineta de tabelar preço, é feroz e veloz no gatilho.

CANDIDATOS PARA 2022 NO RN

Enquanto o noticiário político em torno das eleições estaduais do próximo ano focavam em 10 nomes possíveis para se opor à reeleição da governadora Fátima Bezerra, nos bastidores um 11º que não era citado, trabalhava o anúncio de sua candidatura. E foi isso que aconteceu. Depois de reunir líderes do seu partido, Republicanos, o deputado federal mais votado no pleito de 2018 com 125.841 votos, Benes Leocádio, confirmou que será candidato ao governo do RN em 2022. Pronto, se queriam um nome referência na oposição, esse já existe.

Esse já decidiu que concorrerá, porém existem outras candidaturas sendo trabalhadas na linha de oposição. Eis a relação: Carlos Eduardo Alves (PDT), Álvaro Dias (PSDB), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido), Garibaldi Alves, José Agripino, Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa e presidente do PSDB, ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), e os deputados Gustavo Carvalho e Tomba Farias, ambos do PSDB. E a governadora Fátima, o que diz sobre tudo isso? Por enquanto ela garante que só fala em eleição em 2022, porém sempre deixa entender que o caminho segue aberto rumo a uma candidatura de reeleição.

SITUAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS

O assunto que parece até problema sem solução aparente, segue tirando o sono da população, o aumento nos preços dos combustíveis que por tabela acabou afetando também o valor do botijão do gás de cozinha. A fiscalização foi as ruas, detectou problemas em vários postos de combustíveis, tem ações na Justiça Federal, o povo reclama e, nada mudou. Infelizmente vai descambando para tudo que se move nesse país, a política partidária. No início a intenção da deputada Natália Bonavides (PT-RN) parecia boa, digna de aplausos, porém no seu bojo se detectou o cunho político.

Na real o verdadeiro foco da parlamentar entrar com ação na Justiça Federal é de livrar da polêmica o governo do Rio Grande do Norte, do seu partido, que cobra imposto sobre o valor do combustível na pomba. Aliás, é a maior alíquota que incide. O certo é que, o chamado “cartel dos combustíveis” é forte e acaba se beneficiando desse comportamento de politicagem. A ação na justiça cobra apenas explicações do Governo Federal e da Petrobrás, quando deveria incluir também o governo do RN, estado que aparece na terceira posição na cobrança mais cara no preço da gasolina comum. O cartel é forte e, enquanto isso, a representação política do estado parece se dedicar apenas a luta pelo poder.

MENSAGEM

“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta”. Albert Einstein

 

NOVA ASSOCIAÇÃO DE BARRAQUEIROS

O ambiente que vive exclusivamente do turismo precisa, no mínimo, entre outros pontos, ter um acesso fácil com estradas em boas condições de uso. E o seu entorno seja um espaço limpo sem acumulo de lixo e, durante o período da noite, bem iluminado. Quanto à questão de ser atraente e ter a luz do dia, a natureza já fez a sua parte com um cenário de beleza natural na conhecida praia do Ceará, na fronteira entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, com os municípios de Tibau-RN e Icapuí-Ce.

Já a questão da limpeza, iluminação noturna boas estradas de acesso, essas são providências que dependem da ação humana, no caso, dos prefeitos. Cansados de esperar, alguns comerciantes do local, os conhecidos barraqueiros, já se movimentam no sentido de criar uma associação que possa conduzir as reivindicações de forma mais organizada. Embora já exista uma no setor, parece que não tem olhado de forma correta para apoiar os comerciantes em seus pleitos. Já a prefeitura, essa só tem aparecido na hora de arrecadar ou cobrar outro tipo de obrigação do comércio local. Por sua vez as sonhadas benfeitorias, essas não aparecem nunca. Por esse motivo ganha força a proposta da associação.

MAIS VACINA EM AGOSTO

Uma boa notícia. Quando agosto chegar teremos mais vacinas disponíveis para imunização contra a Covid-19. Com previsão inicial de 60,5 milhões de doses, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, anunciou o aumento nesse número. Agora a previsão passou para 63,3 milhões de doses que devem ser entregues em agosto pelos laboratórios contratados. Aproveito para reforçar a importância que todos compareçam para a segunda dose. A minha é no dia 21 de agosto, ou seja, já tenho minha agulhada garantida com essa notícia. Embora eu prefira Zé Gotinha.

Vamos aos números. Na semana passada, o ministério recebeu do Instituto Butantan mais 1,5 milhão de doses da Coronavac. Os imunizantes foram incluídos no Programa Nacional de Imunização (PNI) e distribuídos para os estados e Distrito Federal. Além das vacinas recebidas, o instituto aumentou a expectativa de entrega para o próximo mês de 15 milhões para 20 milhões de doses. A entrega de imunizantes da Pfizer também foi ampliada, passando de 32,5 milhões para 33,3 milhões. Além dessas doses, o Brasil também vai contar com a entrega de 10 milhões de doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Vamos lá minha gente, vacina boa é no braço.

CNH POR E-MAIL E WHATSAPP

O já batizado “novo normal” vai se utilizando da tecnologia para evitar a paralisação de alguns serviços que não podem passar muito tempo desativados. Um deles foi anunciado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Dentran-RN) que passou a disponibilizar o atendimento remoto para serviços do setor de habilitação. Este será disponibilizado para motoristas e Centros de Formação de Condutores através do aplicativo WhatsApp ou via e-mail, tendo como objetivo dar maior praticidade para quem precisa dos serviços do órgão.

A novidade é seguinte. De acordo com a Coordenadoria de Habilitação do Detran/RN, os usuários e os representantes dos CFC’s podem entrar em contato no e-mail [email protected], ou através do WhatsApp nos contatos (84) 3232-8030 ou 3232-8039. Os serviços disponíveis para atendimento via WhatsApp ou e-mail disponibilizados de forma remota são: Prorrogação de Prazo de Processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach); Alteração de Endereço; Correção de Dados no Processo de CNH; e outros serviços que envolvam processos relacionados com a CNH. Dado o recado amigo leitor, e se você tem algum documento pendente relacionada a habilitação, eis a saída para o seu problema.


DICA LEGAL – DE QUEM É O FRUTO?

Como eu sei que nossa coluna, e eu agradeço, tem muitos leitores da área jurídica, essa pergunta não vale para eles. E indago aos leigos do meio, você já ouviu falar no direito de vizinhança? Pois é, ele existe em seus mínimos detalhes. Aproveitando o tema lá do começo do Repercutindo, sobre “a manga é minha”, faço uma pergunta: De quem é o fruto que ainda se encontra na árvore ou já caiu no quintal do vizinho, quando esta se encontra no limite das duas residências? Será que você, o vizinho que não tem a árvore em seu terreno (quintal), pode colher?

Você amigo leitor vai encontrar o direito de vizinhança no Código Civil, que prevê sobre os frutos dessa árvore. Vamos saber o que nos diz o artigo 1.284 do CC, ou melhor, o que ele determina: Os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caíram, se este for de propriedade particular. Isso posto, então, não! Você não pode colhê-lo diretamente dos galhos da árvore. Só serão seus, se os frutos caírem no seu quintal. Sendo assim, os frutos que estiverem na árvore, mesmo esta invadindo seu quintal, pertencem ao proprietário da árvore. Quer uma dica melhor para não precisar recorrer ao judiciário? Bom mesmo é o diálogo. A boa convivência deve prevalecer quando se trata de direito de vizinhança.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support