A LUTA SE RENOVA NO NOVO ANO

Depois das felicitações natalinas é chegado o momento de contrariar alguns comentários das redes sociais que considera tudo isso “frescura e besteira” e desejar a todos um próspero ano novo. Sabemos que na caminhada da vida nem tudo são flores, pois existem espinhos em nossos caminhos. Exatamente por isso desejamos paz, saúde, coragem e atenção para no próximo passo observar bem onde irá colocar seu pé.

Nós temos direito de renovar nossas esperanças e confiar em um ano mais positivo, desde que seja bem planejado. O desejo de dias melhores não vai no sentido de esconder as dificuldades. Aliás, Deus nos livre de amanhecer o dia é não existir um desafio para ser enfrentado, pois correria o risco de perder o sentido da vida. Com ou sem problema, encaremos o novo ano com determinação e fé em Deus.

ANO DE ELEIÇÃO

Dizem que esse desejo beira ao sonho impossível, porém como sonhar não paga imposto de renda, sonhemos então. O ano que começa agora é ano de eleição quando iremos escolher governadores, deputados estaduais e federais, senadores e até o presidente da República. Com ele vamos sonhar com um eleitor mais consciente no momento do voto, para não se queixar mais adiante. Não permita que bandeiras ideológicas determinem o norte de suas decisões.

Lembro de uma discussão que travei certa vez com um grupo de amigos sobre os nomes que tínhamos naquela oportunidade para votar. Eu citava, por exemplo, o deputado Ullyses Guimarães e o restante da turma, as gargalhadas, rebatiam defendendo o nome de Fernando Collor de Mello. Não demorou e eu, que não cheguei a gargalhar, observei todos eles batendo cabeça no muro das lamentações diante do fracasso da gestão Collor de Mello. Pense e decida, não deixe que façam isso por você.

COMEÇANDO O ESTADUAL 2022

No segundo domingo de 2022 já teremos bola rolando no Rio Grande do Norte, valendo pontos pela Campeonato Estadual da Série A. E o único representante de Mossoró, o Potiguar, já estará em campo quando enfrentará no Nogueirão a equipe do Santa Cruz de Natal. Outra novidade para a nova temporada será o retorno do Potyguar de Currais Novos, depois de 13 anos ausente da divisão de elite no RN.

O time a ser batido no certame potiguar de 2022 será o Globo da cidade de Ceará. A Águia entra em campo para defender o título de atual campeão, pois vem de vitória em 2021. O título também rendeu ao Globo uma vaga direta nas disputas da Copa do Nordeste, como nosso único representante, já que a dupla ABC e América foi eliminada. O estadual será disputado por Potiguar, ASSU, Potyguar Currais Novos, Globo, ABC, América, Força e Luz e Santa Cruz de Natal.

ANO COM CONTROLE DA COVID-19

Algumas previsões já apontam para um novo surto mundial da doença, porém aqui nossa torcida é no sentido de que as previsões estejam erradas e tenhamos um ano de mais controle em relação a Covid-19. Podemos sonhar sim, embora a realidade nos mostre um quadro sombrio. Nos resta então repetir sempre a obrigação de nos cercar de todos os cuidados já amplamente indicados. Tais como: O uso da máscara, higienizar com frequência as mãos e, sempre que possível, manter o distanciamento social.

A questão maior tem sido o distanciamento, já que aos poucos, com o controle da pandemia, muita coisa foi liberada, principalmente as grandes festas. Até mesmo aqueles que até pouco tempo mandavam ficar em casa, estão caindo em algum tipo de folia, ou seja, aglomerando, e esse tem sido um gesto perigoso. Lembremos então do carnaval é de que viveremos logo em seguida um ano de eleições. Cuide-se, pois a vacina já mostrou que tem prazo de validade para manter seu corpo imune.

MENOS RETROVISOR E MAIS FOCO

Em Mossoró é chegado o momento de mostrar trabalho. Descer do palanque, olhar menos pelo retrovisor falando da gestão passada e focar no cotidiano e colocar em prática as mudanças prometidas. Um ano já se foi e a população espera algo diferente, e não apenas acompanhar reações de perseguição contra aqueles que tentam pensar por conta própria. Sim, quando o sujeito já é vereador e pensa em uma cadeira de deputado, não pode ficar preso as vontades de uma pessoa que se julga o seu soberano.

Isso posto, volto a questão administrativa. Se o prefeito Allysson Bezerra foi eleito com a proposta de fazer diferente dos demais políticos, ainda precisa provar que não era só discurso. Então, um ano se passou e agora é preciso esquecer um pouco aquilo que deu errado na gestão passada e partir para fazer o que é certo. Foi esse o prometido e o eleitor e sua maioria acreditou, e agora todos os munícipes esperam ansiosos pela tais mudanças. Menos retrovisor e mais foco na gestão atual.

GREVES POLÍTICAS NO BRASIL

Será que todos os problemas do Brasil, no Rio Grande do Norte e em Mossoró foram resolvidos? Faço essa pergunta ao observar que as grandes paralizações, principalmente nos estados, com greves pesadas de meses e com data praticamente marcada a cada início de ano, praticamente sumiram. Aliás, praticamente não, desapareceram mesmo. Uma declaração clara de que, em sua maioria, eram manifestações meramente políticas.

A ideia de um seguimento político fora do poder é de desacreditar aquele que lhe derrotou nas urnas, dizendo que anda tudo errado, principalmente na educação, saúde e segurança. Essa é a impressão que fica quando sindicatos, que mais pareciam atuar a serviço de determinados partidos políticos, silenciam repentinamente. Então, trabalhadores e trabalhadoras, tratados como inocentes uteis, acordem e deixem de ser massa de manobra. Cobre do seu sindicato, antes atuante e hoje aquietado, mais atitude em defesa dos seus direitos, melhor educação, saúde, segurança, concursos públicos, enfim, ações que possam gerar também emprego e renda.

 

MENSAGEM

“Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.  Carlos Drummond de Andrade

 

RESPEITEM AS REGRAS DO FUTEBOL

Como pessoa que acompanha o esporte, em suas mais diferentes modalidades, vamos renovar um desejo para 2022. Que seja um ano de respeito as regras legalmente estabelecidas. Chega de tantas invenções que só confundem, atrapalham e passam a imagem de que estão armando algo de muito errado. No futebol, por exemplo, estão atropelando as suas 17 regras com invenções, creio, que nem mesmo os responsáveis em pôr na prática estão entendendo.

Quem sabe dizer, por exemplo, o que vem a ser “lance temerário com força média?”. Rapaz, essa nem Freud explica. Estão forçando a barra até mesmo com o Árbitro de Vídeo que pode ser uma boa ferramenta, porém em um ambiente de muitas armações, a desconfiança é inevitável diante das decisões que estão sendo tomadas. Então, foquem nas 17 regras e esqueçam um pouco, ou totalmente, as mudanças em formado de recomendação.

ÁGUA DE MELHOR QUALIDADE

Que tal começar 2022 fornecendo água de melhor qualidade para o município de Nova Cruz, cidade do interior do Rio Grande do Norte, distante 96 quilômetros da capital Natal. Pois é, tenho conversado com algumas pessoas que residem ou trabalham na cidade e me chamou atenção a questão da água, sempre citada. Então, mesmo quando não citam eu já pergunto pela qualidade. Infelizmente a resposta é sempre a mesma, péssima.

O simples ato de lavar os cabelos, é um sacrifício. Tem gente que prefere aguardar o final de semana quando viaja até Natal ou outra cidade, para visitar amigos e parentes para tomar essa providência. A água, que as vezes aparece na cor amarelada, não permite que se faça espuma. E para complicar mais ainda, tem setor da cidade que a água fornecida pela Caern só aparece na torneira a cada 30 dias. Um absurdo que precisa ser corrigido urgentemente.

NÃO CURA, PORÉM CONTROLA

A vacina, mesmo com toda dúvida que a cerca, continua sendo o único meio de controle da pandemia da Covid-19. Na coluna anterior citei que não curava, porém, advertido pelo médico Amós Oliveira, não há de se falar em cura quando o assunto é vacina, e sim no controle da enfermidade. Vários são os exemplos do que já acontece em relação ao controle, como são os casos, entre outros, da varíola e do sarampo.

Aproveito para ampliar nosso leque de “errata” vamos lembrar de um problema já corrigido. Para quem acessou a coluna anterior no sábado leu, por equívoco de nossa parte, que a cidade do surfista potiguar medalha de outo no Japão era São Miguel do Gostoso. Fizemos a correção no domingo para colocar o verdadeiro município berço do medalhista Ítalo de Souza, ou seja, Baia Formosa. Aproveito para me desculpar, como se fala nas redações dos jornais e das rádios, por minhas duas barrigadas.

DICA LEGAL – INDEPENDÊNCIA ENTRE PODERES

Entre os pedidos na busca de melhores dias no ano que começa, o tópico “Dica Legal” da semana quer tocar em um problema que vem se agravando nos últimos tempos e ganhou força, de forma negativa, no ano que passou. A nossa dica é de que passemos a respeitar mais a Constituição Brasileira e deixar de atropelar o seu artigo 2º. Não existe espaço para dúvidas, o dispositivo constitucional é bem claro ao definir que, “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Vão querer um desenho?

Aqui se resume e se diz tudo: independentes e harmônicos entre si. Fica impossível sustentar o passo seguinte, ou seja, a harmonia, se não existir o respeito a independência. Hoje estamos assistindo o judiciário querendo legislar, e o que é pior, a nossa corte maior, o Supremo Tribunal Federal tem sido um exemplo negativo na agressão ao artigo supra. Que o novo ano derrube velhas atitudes que em nada tem contribuído para a paz e a democracia no nosso país. Quem tem a missão de cuidar da Constituição, tem a obrigação primeira de respeitar. E que sobreviva a independência entre os poderes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support