IBGE

Imóveis alugados representam 21,7% dos domicílios no RN

No Rio Grande do Norte, 21,7% dos domicílios são ocupados por aluguel, de acordo com os dados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12). Embora o percentual esteja próximo à média nacional de 22,23%, há um aumento na dependência do mercado de locação em cidades como Natal, Parnamirim e Mossoró, onde os índices ultrapassam a média estadual.

Natal lidera entre as capitais do estado, com 31,37% de seus moradores vivendo em imóveis alugados, superando a média nacional e estadual. Parnamirim segue com 32,34%, enquanto Mossoró registra 24,61%.

Por outro lado, o levantamento aponta que 71,99% dos domicílios no RN são próprios, seja com ou sem financiamento, percentual similar à média nacional (71,25%), mas inferior ao índice da região Nordeste, que lidera com 75,75%. Entre os grandes municípios potiguares, São Gonçalo do Amarante destaca-se com 72,83% dos domicílios em propriedade de seus ocupantes, superando tanto a média estadual quanto nacional. Já Natal e Parnamirim apresentam os menores índices, com 63,46% e 62,58%, respectivamente.

Os dados preliminares ainda apontam que 5,74% dos domicílios no estado são cedidos ou emprestados, enquanto 0,57% estão em outras condições. O estudo, que envolveu cerca de 10% da população, é uma etapa preliminar que deverá ser ajustada após consultas aos municípios, garantindo representatividade plena para futuras análises.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support