GCM

Patrulha Maria da Penha comemora 4 anos de atuação em Mossoró

A Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró, realizou, nesta quinta-feira, 5, uma capacitação para os agentes da equipe, com o objetivo de atualizá-los sobre temas relevantes para o acompanhamento das vítimas de violência doméstica e a efetivação das medidas protetivas. Embora o aniversário oficial da Patrulha seja no próximo sábado, 7 de dezembro, o mês é sempre uma data de celebração, marcado por momentos que reforçam o compromisso da Patrulha com a proteção das mulheres e a prevenção da violência doméstica.

Durante a capacitação, foram discutidos tópicos como a justiça restaurativa, atualizações sobre medidas protetivas, novos protocolos de atendimento e práticas de prevenção à violência doméstica. A capacitação foi conduzida por Helena Leite, coordenadora multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Mossoró, que destacou o papel essencial da Patrulha Maria da Penha nesse processo.

“A Patrulha Maria da Penha tem feito um trabalho excepcional em Mossoró, acompanhando mais de 700 medidas protetivas. Até o momento, não houve registros de feminicídios, o que demonstra que as medidas estão sendo efetivadas com sucesso”, afirmou Helena. Ela também ressaltou que a resistência cultural de alguns agressores, que insistem no descumprimento das medidas protetivas, ainda é um desafio. Contudo, a atuação da Patrulha tem sido decisiva para garantir a prisão de agressores que violam a ordem judicial.

Para Jamile Silva, coordenadora-geral da Patrulha Maria da Penha, a capacitação é uma oportunidade essencial para atualizar as informações e fortalecer o trabalho, que já impactou positivamente muitas vidas. “Estamos celebrando quatro anos de um trabalho importante para a cidade de Mossoró. Temos recebido muito retorno das mulheres, que reconhecem e valorizam nosso trabalho. A capacitação de hoje nos permite seguir melhorando, com a atualização de protocolos e abordagens”, afirmou Jamile.

Com o apoio de capacitações regulares, a Patrulha Maria da Penha de Mossoró segue avançando em sua missão de proteção às mulheres, na prevenção à violência doméstica e na efetivação das medidas protetivas. Criada com o objetivo de garantir a segurança das mulheres em situação de violência, a Patrulha tem sido amplamente reconhecida pelo seu trabalho contínuo e eficaz.

A capacitação também abordou temas como a justiça restaurativa, além de trazer atualizações sobre novos protocolos para o atendimento às vítimas. Lilian Cynthia, coordenadora de Ações Educativas da Patrulha, enfatizou a importância da educação e da conscientização contínua. “Desde o início da nossa atuação, a nossa missão sempre foi oferecer um atendimento humanizado e eficaz. Hoje, celebramos este marco com a certeza de que estamos no caminho certo”, disse Lílian.

Este momento de capacitação e atualização da Patrulha em Mossoró, foi também uma oportunidade para fortalecer ainda mais a sua atuação, que no próximo sábado, 7 de dezembro, completará quatro anos de trabalho em Mossoró. A patrulha vem cumprindo seu papel na construção de uma cidade mais segura para as mulheres, reafirmando seu compromisso com a proteção e a prevenção à violência doméstica.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support