Podcast Palavra de Mulher chega para fortalecer a voz feminina
Telma Gurgel apresenta seu novo projeto: o podcast Palavra de Mulher, com estreia marcada para o próximo dia 22/10 às 18h, em várias plataformas digitais.
A professora aposentada da UERN, ativista feminista Telma Gurgel lança a primeira temporada do Podcast Palavra de Mulher, com direção e edição de Marília Gurgel e produção de Lua Gurgel. O podcast de 8 episódios, com veiculação semanal, é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, operacionalizado pela Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Mossoró e discutirá questões relevantes relacionadas à conjuntura e aos direitos das mulheres em nível nacional e local.
A proposta do podcast Palavra de Mulher é trazer conversas descontraídas com especialistas, ativistas, artivistas e lideranças, tanto locais quanto nacionais, com o objetivo de dar visibilidade à análise crítica feminista da conjuntura.
O Podcast Palavra de Mulher busca também fortalecer as pautas do feminismo e enfrentar os preconceitos sobre esses temas. Tudo isso em uma linguagem clara e popular, possibilitando a compreensão do público em geral sobre a condição das mulheres na sociedade.
“Escolhemos os temas e cada convidada pensando em todas as mulheres de diferentes idades que podem obter informações importantes para a sua vida, partindo de um formato de vídeo que o público gosta muito, que é o podcast”, ressalta Telma.
O episódio de estreia trará como tema ‘Quem tem medo do feminismo?’ com a participação da convidada Carmen Silva, educadora popular do SOS Corpo, em Recife-PE. Para acompanhar a estreia, acesse o canal no Youtube (https://www.youtube.com/@telmagurgel) e as redes sociais do podcast Palavra de Mulher no instagram de Telma (https://www.instagram.com/telmagurgel), também no Spotify – Palavra de Mulher. Não perca os episódios desse novo conteúdo de debate e reflexão sobre a luta feminina, seus desafios e conquistas.
SERVIÇO:
Podcast Palavra de Mulher
● Realização: Telma Gurgel – com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura – através da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Mossoró, 2024.
● Direção: Marília Gurgel
● Produção: Lua Gurgel
● Assessoria de Imprensa – Íntegra Comunicação (Izaíra Thalita Lima)
● Alimentação e gerenciamento de redes sociais- Jeane Meire
● Pesquisa- Agleuda Ferreira
● Lançamento/ Episódio 1 – 22 de outubro, às 18h00
● Formato: 08 episódios, veiculação semanal
● Disponível em: Youtube, TikTok, Instagram e Spotify
Confira os temas e convidadas dos episódios dessa primeira temporada :
Episódio 1 – Quem tem medo do feminismo? Com Carmem Silva, educadora popular do SOS Corpo, militante da Articulação de Mulheres Brasileiras- AMB, em Recife-PE.
Episódio 2 – Mulher e política: a difícil igualdade entre os gêneros – Com Schuma Schumaher, Coordenadora Executiva da Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano, no RJ-RJ. Militante da Articulação de Mulheres Brasileiras- AMB e da Articulacion Feminista MarcoSul
Episódio 3 – Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos na agenda feminista – Com Elisa Anibal, educadora e assessora técnica do Grupo Curumim, em Recife- PE. Militante da Articulação de Mulheres Brasileiras- AMB e frente Nacional contra criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto.
Episódio 4 – Direito ao aborto e justiça reprodutiva no Brasil contemporâneo- com Jolúzia Batista- Educadora Popular do Centro Feminista de Estudos e Assessoria- CFEMEA,Brasília-DF. ativista feminista da AMB e da Frente Nacional contra a criminalização das mulheres e pela legalização do aborto. E Liliane Azevêdo, assistente social, mestre em direitos sociais e serviço social, assistente Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz, RN.
Episódio 5 – A violência contra a mulher, não é o mundo que a gente quer – Com Joriana Pontes palhaça, atriz, educadora popular, militante da Motim Feminista , Mossoró-RN, Militante da Articulação de Mulheres Brasileiras- AMB e do Levante Nacional contra o Feminicídio e Maria Helena Leite assistente social do Juizado da Violência Domestica e Familiar contra a Mulher
Episódio 6 – As feministas negras e a luta antirracista no feminismo – Com Janaiky Almeida, professora do Departamento de Serviço Social da UFRN, militante feminista do coletivo Leila Diniz, em Natal-RN, e da Articulação de Mulheres Brasileiras- AMB.
Episódio 7 – Agroecologia urbana: uma alternativa popular e feministas para o combate a fome no semi-árido nordestino – Com Tázia Medeiros, educadora e comunicadora popular, advogada, consultora para políticas públicas alimentares, feminista e Layanne Alencar educadora e comunicadora popular, militante da Motim Feminista e da Articulação de Mulheres Brasileiras- AMB
Episódio 8 – Consciência feminista no Brasil contemporâneo – Com Mirla Cisne, professora do Departamento de Serviço Social da UERN, conselheira do Conselho Federal de Serviço Social, militante e pesquisadora feminista.