VOTO SIM, BALA NÃO

Se o país é democrático suas eleições devem ser definidas no voto, no debate das ideais, propostas de campanha e, o mais importante, realizar aquilo que foi dito e prometido na medida do possível. Em uma democracia não é possível aceitar aqueles que querem resolver na facada, na perseguição aos adversários ou na bala, como foi o caso mais recente nos Estados Unidos da América. Por mais que tenha evoluído, ainda existem seres humanos de atitudes primitivas inaceitáveis nos dias atuais.

O repúdio não vai apenas em relação a autoridade que sofreu o atentado, pois também existiram outras vítimas no episódio. Por isso também repudiamos a forma como alguns ditos jornalistas estão tratando o ato terrorista, em tom de farça. Para esse tipo de pessoa a vida do outro parece ser coisa banal. O jornalismo sério que noticia fatos, independente da preferência política e ideológica de cada um, me parece anda sendo sepultado. Lamentavelmente.


PARTEIRA NO MATAGAL

O portal TCM Notícias mostrou uma excelente matéria jornalística, porém de triste realidade que mostra bem o descaso com a saúde em Mossoró, no caso, por parte do governo do estado. Além de não realizar nenhum parto, embora tenha sido inaugurado, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia encontra-se tomado pelo matagal em boa parte de sua estrutura. E para completar o quadro de descaso, vem uma nota da direção dizendo que no local são feitas limpezas periódicas. Se acontece, deve ser de ano em ano.

E tem outra situação que cabe lembrar, qual seja, por onde anda o discurso dessa gente em defesa e respeito as mulheres. Além de nas respeitarem as gestantes ainda faltam com respeito a homenageada, parteira Maria Correia. É esperar que a partir de agora o governo do Rio Grande do Norte acabe com a limpeza periódica anual e coloque no local uma equipe permanente de limpeza e manutenção. Lançar nota para tentar justificar o injustificável, não resolve nada, a parteira vai continuar no matagal.

A COPA DA BAGUNÇA

Nos Estados Unidos as coisas parecem um pouco fora do controle. Aviões são sequestrados, torres derrubadas, ex-presidente é atingido de raspão por um tiro e agora a Copa América, uma bagunça quase generalizada. Durante o evento foram registradas invasões de estádio, brigas no campo e nas arquibancadas, jogador deixando a chamada quatro linhas, subindo até o local do público para resgatar familiares e, para fechar, intervalo de jogo com duração de 27 minutos, quando a regra fala em 15. Vai ficar conhecida como a Copa América da bagunça.

Vale registrar que o longo intervalo teve a participação direta da Conmebol que, na teoria, deveria organizar e fazer cumprir a regra do jogo. Se, na Copa Libertadores, por exemplo, uma equipe entrar em campo atrasada no início do jogo ou no seu intervalo, sofre pesada multa. E agora, quem vai multar a entidade organizadora? O pior de tudo é saber que o próximo mundial terá como uma de suas sedes os Estados Unidos. É torcer que a Fifa não siga o péssimo exemplo da Conmebol. Em tempo: O longo intervalo aconteceu com a realização de um show da cantora Shakira, que não tem culpa da marmota preparada.

MARTINS, MUDAS FRUTÍFERAS

Deixo aqui uma boa dica para você que cultiva plantas frutíferas. Querendo melhorar o seu jardim, é só procurar a Martins, Mudas Frutíferas. O amigo Augusto, responsável pelo trabalho, oferece mudas saudáveis e selecionadas para transformar seu quintal em um verdadeiro pomar. Aproveite a oportunidade para cultivar frutas frescas e deliciosas no conforto da sua casa. Tudo cuidadosamente trabalhado com qualidade garantida e variedade incrível!

Entre em contato e faça seu pedido hoje mesmo e garanta sua muda de Jambo Vermelho, Limão Galego, Manga Rosa, Acerola, Graviola, Seriguela, Abacate, Pinha e Goiaba. Para mais informações pelo WhatsApp (84) 98667-7312 e no Instagram @martinsmudasfrutiferas. Localizada em Martins-RN e Mossoró-RN. Eu conheci as variedades nas duas cidades e recomendo. E reforço o recado, faça o seu pedido hoje mesmo.

ADVOGADA PRÉ-CANDIDATA

Mais um nome surge como pré-candidata a vereadora em Mossoró. Essa eu também conheço, foi minha colega de faculdade no curso de Direito. Falo da advogada Camila Oliveira que traz com sua possibilidade de assumir uma cadeira na Câmara Municipal a missão de representar suas origens, a zona rural. Ela vem da comunidade da MAISA. Posso dizer que o Legislativo só tem a ganhar com pessoas qualificadas e com boas propostas.

Na condição de advogada Camila já demonstra sua veia social, voltada para assistência. Hoje ela faz parte da Comissão de Assistência à Criança, Adolescente e ao Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró. Candidata pelo PSD, se eleita, ela disse que levará para o seu mandato a experiência da Comissão, como também a busca por benefícios para a sua comunidade rural além das demais existentes na área mossoroense. Deixo aqui meu voto de sucesso na nova caminhada, reafirmando, a Câmara Municipal ganhará uma excelente representante, se essa for a vontade do eleitor.

HOMEM EM FÚRIA

A ideia de querer resolver tudo na base da violência se espalha pelo inseguro Brasil. Além do chamado crime organizado e suas diferentes facções, tem ações solitárias que também geram terror pelas ruas das cidades. Cito aqui o caso da última semana no estado do Ceará quando um homem resolveu usar uma retroescavadeira para abrir caminho no trânsito. Isso mesmo, essa aberração foi registrada na cidade de Juazeiro do Norte e, por muito pouco, não termina em uma grande tragédia.

Aqui podemos dizer, dos males o menor, já que os danos em sua maioria foram materiais. Claro, o autor deve ser responsabilizado pelo prejuízo, embora seja bem provável que não possa pagar. Vários carros foram atingidos no estacionamento de um Parque de Vaquejada. Uma idosa precisou de atendimento médico, sete carros e uma moto foram danificadas. O maluco ainda criou problemas para a empresa que trabalha d proprietária da retroescavadeira. Acredito que, a essa altura, o homem em fúria seja ex-funcionário.

MENSAGEM

“Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave.”

Carlos Drummond de Andrade

PETISTA REJEITADA

Parte do eleitor natalense já decidiu em quem não irá votar no pleito municipal de 2024. Pesquisa realizada pelo Instituto Exatus e divulgada com detalhes pelo portal Agora RN, rejeitam em 28% entre os entrevistados o nome da candidata petista Natália Bonavides. Esses números devem ser o motivo das notícias que falam no descontentamento da pré-candidata com a falta de empenho da governadora Fátima Bezerra, do seu partido. Por sua vez a chefe do executivo potiguar deve temer a possibilidade de não conseguir transferir votos.

Para completar a informação dos rejeitados, além de Natália na liderança com os seus 28% vem na sequência Carlos Eduardo, com 15,38%. Paulinho Freire foi rejeitado por 11,75% dos consultados; Rafael Motta, por 6,5%; Camila Barbosa, por 2,13%; Heró, por 1,5% e Nando Poeta, por 1,25%. Não sabem ou não quiseram responder, 20% dos entrevistados. Tem ainda 13,13% que não rejeitam e podem votar em qualquer um deles. Só para registrar, junto com a rejeição da candidata do PT em Natal, vamos lembrar que em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do RN, a deputada Isolda Dantas (PT). Ela desistiu de sua candidatura quando viu que seu nome não evoluía nas intenções de voto nas pesquisas. Transferir voto é outra história.

INVESTIMENTO NA UERN

O Portal do RN publicou no dia 18 de julho uma boa notícia em favor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). De acordo com o texto a instituição receberá um investimento de R$ 6,9 milhões para o Programa “RN Mais Científico”. A iniciativa tem como objetivo reduzir desigualdades regionais em ciência e tecnologia e impulsionar a pós-graduação na instituição. O programa será custeado com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET), que é administrado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, a iniciativa amplia a interiorização da atividade de pesquisa da instituição de ensino e simboliza o compromisso estadual com o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Segundo o presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), Gilton Sampaio, as unidades (campi) da UERN em Assu, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros serão beneficiados com iniciativas de ciência, tecnologia e inovação. Todos os 32 programas de mestrado e doutorado stricto sensu da UERN serão contemplados. A reitora da UERN, Cicília Maia, comemorou o resultado e anunciou a chegada de um curso de doutorado em Letras no campus de Pau dos Ferros.

RECESSO E EMISSÃO DE RG

Com suas atividades de plenário suspensas, o legislativo mossoroense também suspende de forma temporária outros serviços. Com a conclusão da discussão e votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no último dia 9, e com a realização da sessão ordinária do dia 17, o plenário da Câmara Municipal de Mossoró iniciou recesso parlamentar, conforme o Regimento Interno da Casa. O Poder Legislativo retomará as sessões, dia 6 de agosto.

Em razão do recesso, a emissão de RG na Câmara estará suspensa no periodo de 19 a 31 de julho e retomada em 1º de agosto. O Setor de Atendimento ao Cidadão, contudo, funcionará dias 23, 24, 30 e 31 de julho, das 8h às 11h, para a entrega de documentos de identidade já solicitados. Demais atividades administrativas da Câmara e os gabinetes parlamentares, no recesso de julho, continuam em funcionamento. (Fonte: Assessoria de Comunicação).


DICA LEGAL – VEÍCULOS EM AUTOESCOLAS

Lei que prorroga tempo de uso de veículos em autoescolas já está valendo. Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.921, de 2024, que amplia o tempo de uso dos veículos destinados à formação de condutores. A idade dos veículos depende da categoria de habilitação e não leva em conta o ano de fabricação. A nova lei é fruto de um projeto aprovado pelo Senado em junho e beneficia as autoescolas, que antes eram obrigadas a renovar sua frota em intervalos mais curtos e, agora, poderão usar seus veículos por mais tempo.

As idades máximas de veículos destinados à formação de condutores, não computado o ano de fabricação, serão de: 8 anos para a categoria A, 12 anos para a categoria B, 20 anos para as categorias C, D e E.” Portanto, para motos utilizadas em formação de condutores, estão permitidos mais três anos de uso, já que a idade máxima dos veículos passou de 5 para 8 anos. Para carros de até oito lugares, o tempo de uso aumentou em 4 anos – com a idade limite passando de 8 para 12 anos. E, para automóveis de transporte de carga e de passageiros, são cinco anos a mais de uso permitido, já que antes a idade máxima era de 15 e agora passa a ser de 20 anos. (Fonte: Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Laís Nogueira).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support