CARRO VOADOR CHEGANDO

No momento em que fechamos mais um ano de uso do ar condicionado nos carros, a tecnologia moderna já anuncia a chegada do “carro voador”. Voltando ao ar condicionado para completar a informação, o primeiro carro a receber esse item foi no dia 04 de novembro de 1939, se não errei já se foram 84, em um evento em Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA). Quanto ao “carro voador” a previsão é de que esteja entre nós já a partir de 2026.

Essa é a previsão da empresa Voar Aviation que inclusive pretende realizar os primeiros testes já no próximo ano. Irá utilizar os veículos comprados junto ao fabricante de aeronaves Eve, que é controlada pela Embraer. Um total de 70 veículos elétricos. Na verdade são helicópteros mais modernos e silenciosos com decolagem e pouso vertical. A capital São Paulo deve ser a primeira cidade a receber a novidade para desafogar seu trânsito. O que antes era visto apenas em filmes de ficção, em breve será realidade em nosso cotidiano.


DEVERIA PERDER O MANDATO

O recente lançamento da pré-candidatura da deputada estadual Isolda Dantas (PT) ao cargo de prefeita de Mossoró, nos remete a uma discussão antiga, um buraco que precisa ser fechado na legislação eleitoral brasileira. Me refiro ao fato de você receber o voto do eleitor, como é o caso citado, para uma vaga na Assembleia Legislativa e depois você quebra esse compromisso ao se candidatar a outro cargo. Aqui nos se discute o direito de candidatura, e sim ao fato de, não logrando êxito no pleito, retorna ao mandato de deputado(a).

Vejo como situações corretas assegurar o direito a se candidatar, porém perderia o mandato para o suplente de imediato, ou seja, não ganhado a eleição municipal também não retornaria ao parlamento estadual. É uma situação cômoda de uso até mesmo de recursos provenientes do sistema eleitoral, independentemente de qualquer prejuízo, pois estaria sempre no lucro, ou seja, vencendo assume a prefeitura, perdendo retorna ao parlamento estadual. Mudança já.

CURSO FORMAÇÃO DE ÁRBITROS

Para quem gosta do apito ou tem interesse em conhecer suas regras eis uma boa oportunidade. A Escola de Formação de Árbitros de Futebol do RN (EFAF-RN) publicou edital para o Curso de Formação de Árbitros de Futebol. E este não ficará restrito, em relação ao seu público alvo, apenas as pessoas que atuam apitando ou na assistência com a bandeira. O curso é destinado a pessoas de ambos os sexos, e aberto a todos os interessados em aprimorar os conhecimentos na área, desde árbitros que atuam no futebol amador, técnicos de futebol e profissionais de educação física, até cronistas esportivos e jornalistas especializados.

De acordo com os critérios já definidos no edital, para participar, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$180. A mensalidade será de 6x R$380 com desconto de 20% para pagamentos em dia. As inscrições estão abertas por meio de formulário disponível no site. A ficha preenchida e a documentação necessária deverão ser enviadas para o e-mail escoladearbitrosrn@fnf.org.br. O edital completo, com documentação necessária e estrutura curricular do curso, entre outros detalhes, estão disponíveis no site. Informações no telefone (84) 99955.0619 ou (84) 99208.0484 ou na Escola de Árbitros na sede da FNF em Natal.

A QUESTÃO DO VICE-PREFEITO

A questão do vice-prefeito na vida pública do atual chefe do executivo mossoroense, Allyson Bezerra (União Brasil) é sempre um problema a ser resolvido. Vale lembrar que logo após a sua eleição e posse ele já rompeu com o seu companheiro de chapa, João Fernandes de Melo Neto, mais conhecido no município potiguar como “Fernandinho das Padarias”. A discussão agora gira em torno daquele que irá se candidatar ou ser escolhido por ele para encarar o pleito de 2024.

O próprio prefeito Allyson, é claro, já vem sendo questionado sobre o tema, porém ao seu estilo, se posicionou e não tem nada resolvido. E tem mais, sobre o assunto ele não quer nem conversa agora em 2023. Aos seus interlocutores que levantam o tema o prefeito já avisou que só vai discutir nomes após os festejos do Mossoró Cidade Junina, ou seja, se querem um marco para retomar a discussão masquem o mês de julho no calendário de 2024. Pronto, prego batido e ponta virada. Embora esse seja um ambiente no qual os discursos e promessas mudam em fração de segundos.

HADDAD, CONTROLE DESLIGADO

As declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que a meta fiscal do governo para 2024 seria de déficit zero, e logo depois desmentida pelo próprio presidente República, Luiz Inácio (PT), tem rendido situações de irritação e comparações irônicas. A primeira reação do ministro ao ser desautorizado pelo chefe foi se irritar com os jornalistas e, bem ao estilo do treinadores de futebol Jorge Sampaoli e Abel Ferreira, abandonou a sala antes do final de uma entrevista coletiva que concedia.

Em análise do comportamento e declarações desencontradas entre o ministro e o presidente, teve um jornalista que comparou Fernando Haddad ao irmão mais novo. “Agente entregava o controle remoto do jogo eletrônico desligado ele ficava se iludindo na brincadeira. Assim faz Lula com Haddad, ou seja, ele permanece no ministério porém não resolve nada que anuncia”. Seria cômico se não fosse trágico, já que depois desse desencontro de declarações o mercado financeiro reagiu negativamente, a economia perde e a população fica no prejuízo maior. Seria bom, para a saúde financeira do país, nossos gestores se acertarem nos bastidores antes de qualquer declaração pública.

CONFRONTO ENTRE PODERES

Deputados e senadores começam a reagir contra aquilo que vem se caracterizando como ativismo do judiciário, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), quando algumas de suas decisões tem interferido no espaço que deveria ser do legislativo ou executivo. Na coluna anterior comentamos sobre o projeto que tramita para limitar as decisões monocráticas e prazo dos ministros do Supremo e, além dessa, existe uma outra movimentação de confronto entre os poderes.

Essa diz respeito a criminalização do porte e uso de drogas, independentemente da quantidade e se essa é para consumo ou não. Enquanto o STF vota para não criminalizar a questão do porte pelo usuário, deputados e senadores debatem em sentido contrário. Alegando inclusive que essa é uma prerrogativa exclusiva. O mais fácil, para os dois lados, seria respeitar aquilo que diz a Constituição de 1988 sobre a independência e harmonia entre os poderes. Seguindo o ditado popular – Cada macaco em seu galho.

MENSAGEM

“A humanidade tem de acabar com a guerra antes que a guerra acabe com a humanidade.”

John Kennedy (Discurso à Assembleia Geral da ONU (1961)

TRAFICANTE ESPAÇO GARANTIDO

Atenção senhores traficantes com atuação nos bairros, favelas e, onde existe, nos morros, não se preocupem, o espaço estará garantido, sem “perturbação das autoridades”. Bom, essa é a conclusão dos especialistas em segurança pública depois que o presidente Lula anunciou a implementação de operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na última semana. O reforço vai acontecer em três aeroportos para combater criminosos que atuam no país.

Como citaram o Rio de Janeiro, a turma do tráfico nos morros, fica tranquila. É só não aparecer no aeroporto. A decisão positiva na ação diz respeito a fiscalização de fronteira, essa sim presidente, foi uma boa ideia. Agora, deixar o perímetro urbano sem reforço, é chover no molhado. Nos aeroportos já existem, entre outras, a Polícia Federal e até forças armadas. As cidades precisam combater o crime organizado nos espaços já citados, onde atuam com força total. Ou será que tudo não passa de mera narrativa e não querem, verdadeiramente, combater o crime? Ficou, no mínimo, estranho.

NOVEMBRO AZUL

Depois do “Outubro Rosa” como alerta para as mulheres se prevenirem no combate ao câncer de mama, passamos agora ao “Novembro Azul”. É um período especial que chama atenção para a conscientização e prevenção das doenças masculinas, com destaque para o câncer de próstata. A campanha mobiliza diversas entidades e busca sensibilizar a sociedade, especialmente os homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Pode parecer repetitivo, porém sempre verdadeiro, quando se diz – Prevenir é melhor do que remediar.

Na campanha é feito o reforço de que o câncer de próstata, por exemplo, é um dos tipos mais comuns entre os homens e, quando detectado em estágios iniciais, as chances de tratamento bem-sucedido são consideravelmente maiores. Além da ênfase na conscientização durante o Novembro Azul, é fundamental que os pacientes oncológicos tenham conhecimento sobre seus direitos. Nesse contexto, a Comissão de Direito Médico e da Saúde preparou uma valiosa Cartilha com orientações específicas para pacientes em tratamento oncológico. O Novembro Azul e a disponibilização da Cartilha dos Direitos dos Pacientes com Câncer são passos importantes na promoção da saúde e na garantia de que todos tenham acesso às informações e ao apoio necessários para enfrentar desafios médicos.

ABANDONO DE ANIMAIS

Se não pode e não tem a certeza da responsabilidade de criar um animal, melhor evitar. Isso acontecendo certamente irá diminuir o número de animais abandonados pelas ruas das cidades. Até em rodovias, ainda coleira, são vistos, por exemplos, cachorros e gatos. Para combater esse problema a Câmara Municipal de Mossoró-RN aprovou na o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo nº 22 de 2021, que determina a inclusão da Campanha Setembro Verde no calendário oficial do município.

O intuito da Campanha, que deve ocorrer anualmente, é conscientizar a população sobre o abandono de animais. O vereador Genilson Alves (Pros), autor do projeto, explicou que o abandono de animais é um problema grave no município. “É de amplo conhecimento que quase todos os dias animais são abandonados nas ruas do município. O cruzamento entre esses animais abandonados faz com que o número de animais de rua aumente significativamente. Portanto, se faz necessária a criação de meios para reduzir o abandono. O projeto visa promover conscientização e sensibilização da população sobre a crueldade do abandono. Aprovado[SO1]  em regime de urgência especial segue para a sanção do Poder Executivo.


DICA LEGAL – TEMPO ESTIPULADO

Leis existem para todos os gostos e situações. A questão é, quem vai fiscalizar, punir e qual será a punição? Feitos os questionamentos vamos conhecer mais uma lei, bem quentinha, saída faz pouco tempo do forno dos debates, votação e promulgação no plenário da Câmara Municipal de Natal. Estamos falando da Lei Municipal nº 733/2023, que passa a disciplinar o horário, início e término, dos eventos na capital potiguar. A lei estabelece normas para os festejos culturais, populares e demais eventos, seja ele público ou privado dentro do calendário municipal ou não. Reforçando, o texto cuida da limitação de horários.

No calendário municipal, e ocorrendo em espaços públicos, podem ser realizados de segunda-feira a domingos, vésperas de feriados e feriados até às 2h. Este horário poderá ser estendido em até 3h de duração, mediante autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Aqueles que não fazem parte do calendário municipal, e ocorrendo em espaços públicos, poderão acontecer de segunda a quinta-feira até às 01h30, e nas sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados esse horário é ampliado, limitando até às 02h30. Este horário também poderá ser estendido em até 2h, seguindo a mesma ordem e prazo de solicitação junto à Semurb. Lei abrange: Festas carnavalescas, juninas, natalinas, dia do estudante, comemorações religiosas e todas as manifestações culturais realizadas na cidade do Natal, que tenham reconhecimento cultural através de declaração emitida pelo Município, seja o evento público ou privado. (Fonte: Tribuna do Norte).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support