Saúde

Mossoró abre oficialmente campanha “Novembro Azul” na terça-feira

Programação inclui ações em toda a cidade para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce

A Prefeitura de Mossoró iniciará na próxima terça-feira (7) a programação da campanha “Novembro Azul”. A abertura do movimento acontecerá a partir das 8h, no Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo, no bairro Aeroporto. A mobilização voltada à saúde do homem tem foco na prevenção do câncer de próstata.

A campanha “Novembro Azul” tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que no Brasil é o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. Trata-se do maior movimento em prol da saúde masculina.

Em Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificará as ações de prevenção à doença. Uma ampla programação foi planejada para atender ao público masculino nas zonas urbana e rural do município. Atividades serão realizadas nos equipamentos públicos, empresas privadas e em outros espaços estratégicos para atender ao público-alvo da campanha.

“Durante todo o ano as ações de prevenção ao câncer de próstata são desenvolvidas no município. Mas neste mês temático, reforçamos o trabalho com as equipes das unidades básicas de saúde junto à população. É um trabalho intersetorial que fornece ao público orientações, informações e uma série de serviços e atendimentos na área da saúde”, declarou Suiann Costa, coordenadora da Saúde do Homem no município.

O movimento “Novembro Azul” visa conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Além disso, incentiva a prática de exercícios, alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental. E ainda, a realização periodicamente do exame da próstata, conforme recomendação dos médicos especialistas.

Além da prevenção ao câncer de próstata, as ações mobilizam os homens para os cuidados e prevenção a outras doenças, promovendo saúde e qualidade de vida.

CUIDADOS BÁSICOS:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support