Mossoró

Festuern começa nesta segunda-feira (16) no Teatro Dix-Huit Rosado

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) começou nesta segunda-feira, 16, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

“Este é o ano em que o Festuern completa 20 anos e o ano em que a nossa Universidade completou 55 anos e homenageou em sua assembleia universitária o saudoso professor Felipe Caetano, criador do festival, com a Medalha da Abolição”, disse a reitora Cicília Maia.

Ela destacou ainda que o evento é o maior festival de teatro escolar do Brasil, proporcionando cultural e educação para os jovens potiguares.

De acordo com o professor Esdras Marchezan, titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e coordenador do Festuern, o festival representa um momento especial para a educação do RN, tendo em vista que é feito pela Uern em parceria com as escolas da rede básica.

“Gostaria de trazer um agradecimento a todas as pessoas que, ao longo da história, construíram esse festival”, comentou o pró-reitor, também trazendo à lembrança do professor Felipe Caetano e registrando os patrocínios e o apoio do Governo do Estado, da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern), da Prefeitura de Mossoró, da Companhia Potiguar de Gás (Potigás) e da TCM Telecom.

O professor Lucídio Clebeson, diretor-administrativo da Funcitern, representou o presidente da fundação, professor Rafael Ramon. “A Funcitern está sempre à disposição para ajudar na realização deste e de outros eventos. Estamos de mãos dadas com a Uern”.

“É muito gratificante vermos, nos grandes eventos e espetáculos que marcam a vida mossoroense, tantas pessoas que passaram por esse palco do Festuern”, disse a professora Ana Maria Morais Costa, diretora da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (Direc).

Interino da Potigás, José Vilamain representou a diretora-presidente da companhia, Marina Melo. Segundo ele, “a Potigás acredita nessas parcerias de cunho social e cultural”.

Zilene Marques, diretora-geral do Grupo TCM Telecom e viúva do ex-reitor Milton Marques lembrou dos momentos em que “ele me trazia para participar de eventos como esse”. A filha deles, Stella Marques, diretor executiva do grupo, completou: “A TCM acredita na formação e na transformação da vida das pessoas”.

A programação do Festuern dura até esta sexta-feira, 20, com apresentações nos períodos da manhã e da tarde. Confira aqui.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support