PINGO NACIONAL
Um pingo aqui, outro pingo ali e, lá se vai o maior “bloco junino” do país se transformando em atração nacional. Assim será se for aprovada a proposta do Deputado Federal Paulinho Freire (União Brasil-RN) ao apresentar o Projeto de Lei nº 3035/2023 que pretende incluir o evento de abertura do “Mossoró Cidade Junina”, o consagrado Pingo da Mei Dia, no Calendário Turístico Oficial Brasileiro. Uma proposta que na verdade é o reconhecimento a um evento que veio para ficar devida a sua importância festiva, cultural e econômica.
E já faz tempo que o Pingo da Mei Dia deixou de ser um evento de relevante importância apenas para Mossoró, já sendo hoje uma referência para o Rio Grande do Norte. Nada mais justo agora a sua inclusão no calendário nacional. Como disse o parlamentar em sua justificativa, esse é um evento que encanta o público com sua alegria e diversidade cultural. Sem dúvida a inclusão no Calendário Turístico Oficial Brasileiro dará maior visibilidade ao “Mossoró Cidade Junina”, que abre com o pingo e segue com os polos Forró do Povo, Estação das Artes, Cidadela, Teatro ao Ar Livre e fecha com o Boca da Noite entre muitas outras atrações nas ruas e camarotes. Enfim, o Pingo será Nacional.
SÃO JOÃO NA PRAIA
Durante o dia um bom banho de mar e sol, já no período da noite, tem forró na rua até soltar a alça do tamanco. Quem já viveu a experiência sabe do que estou falando. Porém, no caso aqui mais especificamente, estou me referindo ao São João na Praia. No mês de julho a atração será na cidade de Tibau, região Oeste do Rio Grande do Norte, Polo Costa Branca. Pelas primeiros informações a festança deverá acontecer no período de 6 a 9 no mês que se aproxima.
Será a segunda edição do evento que agradou ao público nativo e visitantes que estiveram participando da abertura na temporada de 2022, mesmo com a existência, na época, de algumas restrições por conta da pandemia da Covid-19. A festa é uma promoção da Prefeitura do município que tem se empenhado para manter a atração em seu calendário anual. Votos de sucesso.
PREVALECEU A DISCÓRDIA
Infelizmente, regada com uma boa dose de vaidade, prevaleceu a discórdia no Potiguar. O seu presidente Djalma Júnior e o então CEO da equipe, Márcio Mossoró, não chegaram a um entendimento e o clube ficou no prejuízo, perdeu um colaborador. Ouvi e também andei lendo as versões dos dois lados e não percebi outra situação diferente das acima descritas. Uma pena, pois se trata de duas pessoas, Djalma e Márcio, de boa índole e o alvirrubro estava e continuaria ganhando positivamente com a presença da dupla em sua gestão.
Mas, como não existiu entendimento, vida que segue e mudanças podem acontecer, e são necessárias, nas próximas eleições no Potiguar. Quando gestores começam a pensar diferente, deixar a política do “Eu Mando, e ponto final”, tomar conta de suas atitudes, a tendência é o fracasso. Vejam o que aconteceu com o mar de vaidades e donos que surgiram no Baraúnas. Hoje o tricolor pena, sem esperança de retorno, na segunda divisão. E tem mais, se demorar muito, até a segunda desaparece. Aqui vou seguindo na torcida pelo soerguimento do Leão e cruzando os dedos em favor da sobrevivência do Time Macho.
ENERGIA APAE MOSSORÓ
Muito forró e solidariedade para manter vivo o excelente e importante trabalhado realizando pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mossoró (APAE Mossoró). Esse foi tom da festa junina da entidade no último dia 22. O São João da APAE Mossoró, além do sorteio de dois balaios juninos de vários brindes, coroação do Rei e da Rainha do Milho, apresentação da Banda Nosso Jeito, danças, quadrilhas também teve o lançamento da campanha APAE ENÉRGIA – Economize, energia, e não em solidariedade.
Em nota a direção da APAE adiantou que este ano, a campanha volta a ser realizada com o objetivo de sensibilizar a sociedade para que possa se cadastrar e assim doar um valor em favor da instituição, através do seu papel de luz. A partir de julho os colaboradores cadastrados pela APAE Mossoró estarão realizando visitas às residências pelos bairros da cidade, explicando sobre a importância da campanha APAE ENERGIA e realizando novos cadastros. Se ligue e desligue a luz quando não estiver usando o espaço e participe da campanha da APAE Energia.
PERSEGUIÇÃO NA UFERSA
O sentimento de vingança que move essa gente não tem limites, querem até a última gota de suas vítimas. Cito aqui como exemplo a perseguição desenfreada contra a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) com sede em Mossoró-RN. Pessoalmente não conheço a professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, porém tenho acompanhado a sua saga desde eleição com seu nome incluso em lista tríplice e em seguida nomeação pelo então Presidente da República, Jair Bolsonaro. E, acredito, eis aqui o motivo de tanta perseguição, o responsável pela nomeação, apesar de ser essa uma prerrogativa do dirigente maior da nação, seja ele quem for.
Lembrando o que escrevi na época quando saiu a nomeação, os opositores erraram no alvo, embora não linguem muito para a questão legal. Se querem mudar alguma coisa, repito o que foi dito antes, lutem junto aos seus parlamentares de estimação e até adversários, para que seja alterada a atual forma. Se tem uma lista com três nomes e a legislação sobre o tema diz que a escolha é livre, sem levar em conta quem seja mais ou menos votado pela comunidade universitária, não existiu nenhuma irregularidade. Lutem então para ser empossado o mais votado, ou seja, permanecendo a regra atual, pode ser qualquer um da relação enviada o chefe do Executivo nacional. Fora isso, tudo perseguição e sentimento de vingança. Triste em um ambiente que deveria ser de bons exemplos.
COBRANDO IMPOSTO NO PIX
Aproveitem os festejos juninos e, junto com a fogueira, queimar quanto possível, se necessário é claro, o uso do PIX de forma gratuita, pois quando julho chegar as regras mudam. Os primeiros a sentirem a mudança e a gula do governo por mais impostos serão aqueles que se utilizam desse meio de transferência instantânea será a pessoa jurídica. E a cobrança agora será para clientes da Caixa Econômica Federal.
A direção da Caixa justificou dizendo que outras instituições bancárias já promovem essa cobrança. Aproveitou também para desmentir as informações de que pessoas físicas também serão taxadas em suas transações via PIX. Parece que a pressão não permitiu essa investida agora, porém, esse é o sentimento, a população no geral já teme ser alcançada em breve espaço de tempo. Aguardemos então para saber até quando a turma que paga a cabeça de alho no mercadinho com o PIX terá o privilégio da não taxação.
MENSAGEM
“As faíscas de uma fogueira são o que incendeia o meu coração!
Posso até pular Carnaval, mas é numa Festa Junina, pulando a fogueira, que meu coração se alegra!
Nesta noite de festança, todos caem na dança alegrando o coração”.
Fonte: https://www.awebic.com/frases-de-sao-joao/
ITALIANO NA SELEÇÃO DO BRASIL
Além de uma retrospectiva extremamente negativa e de pouca qualidade técnica e tática em campo, a Seleção Brasileira vive agora envolvida em discussões fora das quatro linhas. O mote de tudo, o novo treinador. O debate esquentou depois que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu dobrar os joelhos e esperar o treinador italiano, Carlos Ancelotti. O vitorioso técnico europeu tem compromisso com o Real Madrid, da Espanha, até junho do próximo ano.
Mesmo com tanto tempo e, até lá ainda tem no meio do caminho as Eliminatórias para Copa do Mundo 2026 que será sediada por Canadá, Estados Unidos e México, a espera vai acontecer. No Brasil as opiniões entre jornalistas, ex-jogadores e torcida se dividem sobre a postura da CBF que não disse ainda sequer se manterá ou não, de forma interina, o técnico da Seleção Sub-20, Ramon Menezes. O quadro de momento é triste. Entre o treinador Tite e Ramon a seleção foi eliminada da Copa pela Croácia, perdeu para Marrocos e Senegal, tendo vencido apenas a Guiné. O quadro, de momento, é sombrio e sem maiores perspectivas positiva, já que os jogadores também não correspondem na seleção, embora estejam bem em seus clubes.
MAIS IMPOSTOS NOS ESTADOS
Essa matéria foi notícia no Poder360 e republicada aqui, no Portal do RN. É o seguinte, vem mais impostos pela frente. Os governos de Estados assinaram na quinta-feira (22) um convênio que estabelecerá cobrança de 17% das compras eletrônicas de empresas que estão no exterior, como Shein, Shopee e outras. O convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) depois de acordo no Comsefaz permitirá a incidência do ICMS, o imposto estadual. Mas a cobrança será feita pela Receita Federal, junto com o Imposto de Importação, que poderá integrar os 60% do RTS (Regime de Tributação Simplificada).
A previsão é que a Receita Federal leve ao menos mais 1 mês para implantar a cobrança. Isso levaria o início da taxação para o final de julho de 2023. As empresas aderem ao programa de forma espontânea. Quem aderir terá seus produtos em um canal verde para produtos importados, sem averiguações alfandegárias burocráticas que podem exigir a retenção do produto por vários dias. Resumindo, já sabe o que vai acontecer. Os governos criam os impostos e as empresas repassam tudo para a ponta, ou seja, eu, você, nós, o consumidor final.
ENFERMAGEM, SEMANA DECISIVA
Durante essa semana o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá concluir a votação sobre a implementação do piso nacional da enfermagem e, em defesa desse direito a categoria aponta com possibilidade de greve nacional. Seria um prejuízo bem maior em relação a implantação do piso deixar a população sem atendimento. Porém essa é uma arma não descartada e já em pauta de discussão.
Aguardemos então que nos próximos dias o STF conclua essa discussão e defina o início do pagamento por estados, municípios e autarquias, além da iniciativa privada. Enquanto isso os profissionais da enfermagem, depois de ampla exposição, riscos e sacrifícios no período da pandemia, seguem lutando pela implementação do piso. Uma greve geral no setor só iria gerar mais prejuízos para a população que já tem dificuldades em receber uma boa assistência na rede pública.
DICA LEGAL – DIREITO DOS IDOSOS
A chamada turma da “melhor idade” precisa cada vez mais conhecer e exigir seus direitos. Vamos então ao que diz o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003 – Lei 14.423/2022. A primeira lei era Estatuto do Idoso). O que realmente interessa é respeitar e assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Logo em seu primeiro artigo é dito que esse Estatuto é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Seguem seus dispositivos assegurando a pessoa idosa goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Assim impõe o Artigo 2º. Se você percebe que na prática isso não acontece, fiscalize, denuncie e cobre providências.