OVO, CARNE E HÓSTIA

Cada dia que passa o quadro complica mais um pouco. O preço da carne bovina segue em cifras que vão além das condições do pequeno assalariado e, para deixar o cenário mais difícil, o ovo que era a opção mais próxima vai ficando também salgado para o consumidor. Para se ter uma ideia o melhor preço encontrado em determinadas regiões é de R$ 1,00 por unidade. Isso mesmo, bandeja com dez ovos custa, no mínimo, R$ 10,00. A seguir nessa pisada vai restar aos mais carentes como opção de alimento a hóstia no dia da missa.

A hóstia sagrada, o Corpo de Deus Vivo, o pão consagrado pelo sacerdote ordenado vai se tornando a salvação do pão nosso de cada dia. Claro, aqui tratando a situação em tom de brincadeira, porém o assunto é sério. Enquanto a tal picanha do churrasquinho do final de semana é algo que beira a utopia para a maioria dos brasileiros, o ovo, alimento ainda popular, vai sumindo também das opções devido ao preço que vai ficando cada dia mais alto e fora de controle. Como disse, o tom é de brincadeira para aliviar em um tema muito sério.


SAÚDE MENTAL MATERNA

Um tema ainda pouco debatido, porém de riscos preocupantes para a saúda feminina, é a questão da depressão pós-parto. Essa é uma condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto. É preciso discutir mais o assunto, principalmente quando se observa meninas ainda adolescentes, com menos 15 anos, engravidando. Embora rara, essa é uma situação que pode evoluir para psicose pós-parto que é uma forma mais agressiva e extrema da depressão.

Em Mossoró uma proposta transformada em Projeto de Lei, de autoria da vereadora Carmen Júlia (MDB) pretende instituir na cidade o Mês Maio Furta-Cor, dedicado à conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. Através de seminários, material informativo e outras ações, a campanha objetiva, além da conscientização, incentivar o engajamento do Poder Público e da sociedade civil organizada. De acordo com a vereadora, estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade desses casos já estão presentes na gestação, porém não diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo. (Com informações da Comunicação da CMM).

PLATAFORMAS DIGITAIS

Acompanhando o noticiário sobre o Projeto de Lei 2.630/2020, que institui regras regulatórias para o funcionamento de plataformas digitais no Brasil, chegamos uma conclusão que me parece comum, isso para a maioria, qual seja, as redes sociais não pode ser uma terra de ninguém, território livre de qualquer regulamentação. Porém é preciso muito cuidado no momento de definir como isso será feito e quem irá fiscalizar. O temor da censura é real e isso não pode acontecer. Precisamos lembrar da luta que dizia – É proibido, proibir.

Então, que se corrija a falta de consenso sobre quem irá fiscalizar as medidas previstas no PL e, uma boa saída seria instituir um órgão fiscalizar autônomo. Como inclusive já vem sendo defendido. Uma autarquia sem ligações diretas com o governo, seja ele qual for. Não se pode criar uma ferramenta dessa importância e deixar sobre o controle daqueles que são alvo de críticas e podem usar, esse é o temor, a nova estrutura de controle para se proteger e, o pior, perseguindo seus opositores com censura. Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós.

RODOVIAS FEDERAIS

Outro dia comentei aqui a postura do vereador que mais parece presidente de Conselho Comunitário quando usa a tribuna da Câmara Municipal para falar de benefícios em favor da rua e o bairro onde mora. Agora apareceu um candidato, também a vereador, cobrando da prefeitura serviços em rodovias federais. Depois de usar uma emissora de rádio para pedir apoio ao seu projeto de 2024, ano de eleição municipal, criticou a prefeitura por não promover melhorias nas BR`s 304 e 110, as duas são rodovias de responsabilidade do governo federal.

Embora os trechos estejam localizados nas áreas urbana e rural de Mossoró-RN, é bom lembrar ao pleiteante ao cargo de edil que existe no município uma sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Agora, se esse é o caso, ele for correligionário do governo federal encontrou uma péssima bandeira para defender seus líderes. Daqui vai um conselho: Deixe o radicalismo cego fora de suas ações políticas e proponha, por exemplo, uma parceria entre os poderes para resolver os problemas que venham existir nos trechos citados. Pronto, assim o candidato passará a mensagem de preocupação com o município e não com sua bandeira partidária.

VALE TUDO PELO PODER

Na política brasileira para se manter ou retornar ao poder, vale tudo. Um bom exemplo aconteceu em Mossoró-RN durante evento que comemorava os 101 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Ao anunciar a defesa de uma frente ampla para encarar o atual prefeito Allyson Bezerra (SD) nas eleições do próximo ano, participou da discussão a ex-prefeita, ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini. Na condição de “ex” ela parece entrar na zona do vale tudo para retornar.

Pois é, até o “partidão” outrora guiado em Mossoró por Luiz Lourival de Góis, parece se render ao apelo do, vale tudo pelo poder. Pessoas e partidos de discursos opostos em um passado recente, agora parecem passar uma borracha em tudo que era dito sobre oligarquias e elites no poder. A chamada classe operária, bandeira preferida dos partidos de esquerda, não mudou muito, porém seus supostos líderes estão cada mais abraçados com aqueles seguimentos contra os quais pregavam o distanciamento. É a regra do vale tudo pelo poder.

POSSE DOS NOVOS SERVIDORES

A notícia sobre a posse de novos servidores na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, aprovados em concurso realizado no ano passado, é algo positivo para o serviço público. Principalmente quando renova o quadro e reforça até mesmo a previdência da categoria. Sim, não é justo o servidor se aposentar e continuar pagando a previdência, como acontece, por exemplo, no Previ Mossoró. O certo é realizar concurso e o sistema ser abastecido e mantido por aqueles que estão na ativa e, ao pagar, garante sua aposentadoria no futuro.

Voltando ao tema dos novos servidores, eu digo que a Assembleia Legislativa deu posse a 21, totalizando agora 26 vagas ocupadas de um total de 47 que foram abertas com o concurso que tem validade de 1 ano. Vagas distribuídas entre os níveis médio e superior. Na época em que atuava no serviço público, tive a honra de fazer parte da comissão que organizou o concurso na Câmara Municipal de Mossoró. Foi de nossa autoria a proposta de criação das vagas de advogado e técnico de informática, cargos que não existiam na Casa.

MENSAGEM

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

Evelyn Beatrice Hall

Nota: Apesar de muitas vezes atribuída a Voltaire, a frase é de Evelyn Beatrice Hall, que a escreveu para ilustrar as crenças de Voltaire, na sua biografia sobre o autor “Amigos de Voltaire”. (Site: pensador.com).

VAR NAS FINAIS POTIGUAR

A tecnologia do futebol finalmente chegou ao Rio Grande do Norte. Fico pensando tudo isso, por exemplo, lá nos anos 70 quando começou pra valer o Campeonato Estadual. Nesse mês de maio conheceremos o campeão do Rio Grande do Norte da temporada 2023 em dois confrontos que serão disputados entre ABC e América, dias 10 e 17. Na última semana a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) anunciou que o árbitro de vídeo, o VAR, estará presente nos dois jogos.

Embora ainda gere muita discussão sobre suas intervenções essa é uma ferramenta que chegou para ficar, é o que parece, no futebol mundial. E, nada mais justo, que também acabasse fazendo parte da realidade dos estaduais. No mínimo nas finais, dado ao seu custo que fazem aumentar as despesas em uma partida. Muitos ainda não podem bancar essa realidade em todos os jogos de uma competição e o Rio Grande do Norte encontra-se nesse contexto. Mas, como disse lá no começo, se fosse possível essa ferramenta quando estadual começou a contar com o futebol, por exemplo, de Mossoró, teria evitado muitas aberrações da arbitragem.

CICLISTA FAÇA SUA PARTE

Nas grandes cidades cada vez mais se observa a necessidade de demarcar os espaços, por exemplo, no trânsito. Faixas para veículos pequenos e pesados, faixa para pedestres e, espaços para os ciclistas. Nesse último ponto é preciso fazer mais uma vez a observação sobre a educação do próprio condutor da bicicleta. Nem sempre ocupa o espaço a ele reservado no trânsito.

É com frequência que observo, mesmo existindo a ciclovia, ciclistas pedalando suas bikes na disputa de espaços com os carros. Então, só cobrar do poder público que tenha o espaço não basta, é preciso educar as pessoas que pedalam para ocupar a ciclovia e deixar a pista de rolamento para os veículos mais rápido. Fazendo isso estará colaborando não só para o transito fluir melhor, como também estará protegendo sua própria vida. Pensem nisso.

RABO DE PALHA

Quem tem rabo de palha, perto de fogo não senta. Risco iminente de queimada. Digo isso para me reportar ao trabalho da Polícia Federal que vem, nos últimos dias, esmiuçando a vida do ex-presidente Bolsonaro, da sua esposa Michele e assessores mais próximos no período em que ocupou a presidência do Brasil. Não sei se por ordem de vingança ou indícios reais de crimes que possam ter sido cometidos, o certo é que a investigação é intensa.

Aproveitando a onda dos ditos populares, recorro ao que diz, “quem não deve, não teme”. Se não aconteceu nada de errado, é só colaborar e provar a inocência, por exemplo, nas denúncias de falsificação de comprovantes de vacina. Caso contrário, se existiu realmente os erros, que sejam apurados, comprovados e seus envolvidos devidamente punidos. Não importa a lateral, se esquerda ou direita, o que não pode é o país ficar refém dos maus feitores.


DICA LEGAL – VETO A QUALQUER CENSURA

Em meio as discussões sobre controle no uso de algumas ferramentas de comunicação, é bom saber um pouco do muito que existe no contexto legal que trata do tema da liberdade de expressão. No espaço dedicado a dica legal da coluna tentamos apresentar um norte para que nossos leitores possam melhor se posicionar e se informar. Recorro, sempre que possível, a nossa lei maior, a Constituição Federal. Aqui deixamos como dica o rico Artigo 220. Só como “aperitivo” cito o parágrafo segundo (§ 2º) – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Em linhas gerais a CF/1988 diz que qualquer pessoa tem direito à liberdade de expressão. Este direito compreende a liberdade de opinião e a liberdade de receber e de transmitir informações ou ideias, sem que possa haver ingerência de quaisquer poderes públicos e sem consideração de fronteiras. Lembrando que existem direitos e deveres, ou seja, o artigo 5º, inciso IV, da Carta Constitucional dispõe: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Traduzindo, fale ou escreva, porém assuma o que foi dito.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support