COVID-19

Mossoró inicia vacinação bivalente no público com comorbidades a partir de 12 anos de idade, nesta segunda-feira, dia 3

Nessa campanha de atualização vacinal, pode se imunizar quem já tomou ao menos as duas primeiras doses das vacinas monovalentes

Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Mossoró abrirá a vacinação bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir de 12 anos de idade. Nessa campanha de atualização vacinal, pode se imunizar quem já tomou ao menos as duas primeiras doses das vacinas monovalentes, sendo a última delas aplicada há quatro meses.

A vacina bivalente funciona como dose de reforço e faz parte da segunda geração de imunizantes contra a Covid-19. A vacina protege contra a variante original do vírus e contra cepas que surgiram posteriormente como, por exemplo, a Ômicron e suas subvariantes.

Vale destacar que a vacina bivalente também segue disponível para os seguintes grupos: população a partir de 60 anos; pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

A aplicação da dose bivalente acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Ademais, as unidades realizam a aplicação das vacinas monovalentes contra Covid-19 nas pessoas que ainda estão com alguma dose em atraso para atualização do esquema vacinal.

Grupo de comorbidades:

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

Hipertensão arterial estágio 3

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênita no adulto

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

Doenças neurológicas crônicas distrofias musculares

Doença renal crônica

Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves

Obesidade mórbida

Síndrome de Down e outras síndromes genéticas

Doença hepática crônica

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support