Levantamento

Apenas 28% dos médicos do RN atuam fora da capital

Estado tem apenas 1,91 médico para cada grupo de mil habitantes, enquanto a média nacional é de 2,56

O número de médicos ativos no Rio Grande do Norte está abaixo da média nacional. De acordo com o levantamento Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina, o RN tem apenas 1,91 médico para cada grupo de mil habitantes, enquanto a média nacional é de 2,56. A OCDE, organização de desenvolvimento econômico intergovernamental, estabeleceu que o ideal seria ter 3,5 médicos para cada grupo de mil habitantes.

A falta de profissionais médicos é uma preocupação antiga dos potiguares, e a distribuição desigual dos médicos por municípios é uma questão ainda mais grave. Dos 6.812 médicos que trabalham no RN, apenas 28% está localizado fora da capital. A carência de profissionais médicos foi tema de uma audiência da Secretaria Municipal de Saúde de Natal com o Ministério Público do Rio Grande do Norte devido a falta de obstetras em maternidades da Região Metropolitana.

A situação do Rio Grande do Norte é inferior a outros três estados nordestinos: Paraíba, Sergipe e Pernambuco. No cenário nacional, o RN ocupa a 17ª posição em relação à quantidade de médicos por habitante, ficando atrás de estados como o Distrito Federal, que tem 4,72 médicos para cada mil habitantes.

*Com informações do Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support