Política

Lula anuncia Simone Tebet como ministra do Planejamento e Orçamento

Senadora do MDB ficou em terceiro lugar na corrida presidencial e apoiou Lula no segundo turno. Pasta deve cuidar também do IBGE e do Ipea.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como nova ministra do Planejamento.

Terceira colocada na eleição presidencial, Simone Tebet declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa, um dos movimentos que ajudou o petista a derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A senadora participou da equipe de transição na área de desenvolvimento social e tinha a expectativa de integrar o primeiro escalão do novo governo Lula.

Inicialmente, Tebet chegou a ser cogitada para o ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, uma área com a qual a senadora dizia ter “afinidade”. A pasta, no entanto, ficou com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI).

Lula, então, teve o desafio de encontrar um espaço na Esplanada para a aliada. A solução encontrada, após conversas entre a senadora e a equipe de transição, foi o Ministério do Planejamento.

Devem ficar também sob a alçada do Planejamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

G1

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support