DIX-HUIT ROSADO

Teatro Municipal é reaberto com participação da classe artística mossoroense

Todos puderam acompanhar uma ampla programação especialmente preparada para esta data

Palco de grandes apresentações, o Teatro Municipal Dix-huit Rosado foi reaberto na noite de ontem (31), após passar por uma revitalização completa. A entrega do equipamento cultural contou com a presença de representantes da classe artística local, do prefeito Allyson Bezerra, secretários municipais, convidados e o público em geral. Todos puderam acompanhar uma ampla programação especialmente preparada para esta data.

A cerimônia foi aberta com recepção do Grupo de Coral Infantil da Escola de Artes de Mossoró. A Banda Sinfônica Municipal Artur Paraguai também participou da celebração, assim como o poeta Antônio Francisco, o grupo Choro Didático, Coral da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Cia Rascunho de Teatro, que encenou o espetáculo “É Rei”, homenageando o cordel “Os animais têm razão”, de autoria de Antônio Francisco.

Antônio Francisco, uma das estrelas da programação de reabertura do Dix-huit Rosado, relembrou momentos memoráveis da sua carreira e encantou o público. “É um sentimento bom, sentimento poético. Estava ali em cima do palco lembrando que já lotei esse teatro duas vezes, quando lancei meu livro aqui dentro e um CD. É um orgulho pra gente. Ficou melhor ainda. Eu moro aqui perto e vou trazer minha rede para cá”, brincou o cordelista, elogiando a reforma realizada no teatro.

Revitalização completa

A reforma do Teatro Municipal Dix-huit Rosado contou com a substituição do revestimento cerâmico externo e substituição de granito, revisão das instalações elétricas e subestação, instalação de plataforma elevatória, promovendo acessibilidade no espaço público.

As obras também contemplaram a revisão do sistema de combate a incêndio, trouxe melhorias na cobertura, proteções, pinturas, reparos estruturais e no sistema de ar-condicionado. Os equipamentos cênicos, como vestimenta cênica, mecânica cênica e sistema de áudio foram totalmente reparados.

“O Município fez um investimento vultuoso para que tivéssemos um teatro para que os artistas utilizassem da melhor forma, com qualidade e conforto, a partir de uma reforma completa, contemplando revestimento externo, sonorização, iluminação, sistema de ar-condicionado, acessibilidade, porque a classe artística e a população merecem”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Rodrigo Lima.

Para Etevaldo Almeida, secretário municipal de Cultura, o sentimento é de dever cumprido. “Sentimento de muita alegria, de responsabilidade e dever cumprido. Quando nós assumimos a Secretaria, nós não tínhamos o teatro em pleno funcionamento. A gente identificou várias fragilidades dentro da questão da estrutura física. Hoje, após oito meses de obras, a gente está entregando aos artistas, aos fazedores de arte e cultura, sobretudo à sociedade mossoroense e norte-rio-grandense, o teatro reformado”, disse.

O prefeito Allyson Bezerra ressaltou que a reabertura do Teatro Dix-huit Rosado fecha uma programação intensa de entregas ocorridas ao longo do mês de outubro. “Fechamos o mês com uma série de entregas de obras e chegamos agora ao Teatro Municipal para a reinauguração. Já tínhamos entregue toda a parte externa, um revestimento que antes estava caindo, era um risco para a população que passava pela calçada, e estamos entregando hoje as instalações internas, com um novo sistema de ar-condicionado, que antes estava sem funcionar, sistema de som, de iluminação”, relatou, complementando:

“É uma entrega muito importante, uma reinauguração que a gente fica feliz de estar fazendo. Teatro entregue para a população, entregue para a classe artístico-cultural da nossa cidade e certamente aqui vamos ter grandes apresentações nacionais, do nosso estado, da região Nordeste e da cidade de Mossoró”, finalizou o chefe do Poder Executivo local.

A cerimônia de reabertura do Teatro Dix-huit Rosado foi prestigiada por representantes de entidades culturais e de classe da cidade Mossoró, secretários municipais, pela primeira-dama de Mossoró, Cinthia Raquel Pinheiro, vereadores, entre outras autoridades e pelo público em geral.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support