VÃO ATRÁS DE VOTO

Extremistas perdem tempo com notícias falsas. Isso mesmo, enquanto correligionários, principalmente dos candidatos à presidência da República, perdem tempo nas redes sociais divulgando e rebatendo notícias que não trazem as verdades dos fatos, o tempo vai passando e eles deixam de usar suas energias para conquistar um voto. O trabalho nas redes sociais é fundamental nos tempos atuais, porém o velho e bom “pé na estrada” ainda funciona para definir um processo eleitoral.

Isso posto, vejo como tempo importante perdido. Sou do tempo da militância nas ruas. Hoje a turma tem a facilidade das redes sociais, no entanto o radicalismo extremo tem prejudicado até as ações das pessoas que demonstram uma inteligência diferenciada. É saber fazer uso daquilo que você tem de melhor e não descer ao patamar daquele que só tem a mentira e a agressão como argumento. Pense nisso e, vá até a cadeira do vizinho e conquiste os votos expondo ideias. No mais, vão atrás de voto – quem é cocho, parte cedo.


EDUCAÇÃO É A BASE

Sempre ouvimos falar que a educação é a base de tudo. E continua sendo uma grande verdade. O mês de setembro nos traz o dia 8 como sendo o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi instituída em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

O mês das flores é rico na área da educação. Logo no dia

1º setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física. A celebração ocorreu nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696 em 1998, quando foi regulamentada a Profissão de Educação Física e criados os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física. Parabéns aos profissionais da área.

SENADOR X PREFEITO

O nível da discussão, com os termos usados, entre o senador Styvenson Valentim, candidato ao governo do Rio Grande do Norte e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, anda abaixo da crítica. Não faço aqui nenhum discurso puritano, porém os dois deveriam respeitar os cargos que lhes foram confiados pelos eleitores.

Um solta a frase “foda-se com seu apoio” e o outro replica com termos de “mentiroso arrogante”, ou seja, texto de briga da calçada de esquina daquela casa que fica no Alto do Louvor, em Mossoró-RN. Enfim, eles são adultos e a relação segue soltando faísca, principalmente no período eleitoral que estamos vivendo. Como diz o outro: Olha a liturgia do cargo.

CIRCUÍTO DE VÔLEI

Além de ABC e América que, no futebol, realizam uma boa campanha respectivamente, no campeonato brasileiro das Séries C e D, o Rio Grande do Norte também entra na cena esportiva do voleibol. Isso acontece com Natal sendo escolhida para sediar 9ª Etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, categorias Top 8 e Aberto. Os jogos acontecem no período de 31 de agosto até 4 de setembro.

Durante o lançamento que aconteceu na sede da prefeitura da capital potiguar, foi anunciado o local das disputas, com a arena dos jogos ficando na Praia do Forte. Uma oportunidade para reencontrar a atleta potiguar Thainara Oliveira, campeã brasileira e sul-americana da categoria sub-21, além de outros competidores de renome nacional e mundial.

FOGÃO A LENHA

Uma antiga tradição do povo do sertão nordestino agora se torna realidade também na zona litoral. O bom e velho fogão a lenha voltou a ocupar a cena, principalmente na zona rural. Um projeto com a participação da Prefeitura de Tibau, vem viabilizando a construção de fogões que atenderá várias famílias. O projeto é executado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A titular da pasta, Tatiana Muniz de Sequeira falou do projeto, destacando a parceria com as próprias famílias beneficiadas. Além dos recursos públicos que viabilizam a ideia, as famílias participam na construção dos fogões, por exemplo, indicando um parente que seja pedreiro e possa executar a obra. Uma boa ideia em tempos de gás de cozinha a preços altos. Tem ainda a vantagem da saborosa comida feita em panela de barro e no fogão a lenha.

EM TEMPO: Quanto ao uso ou não da crase, “a lenha” ou “à lenha”, não existe consenso entre os gramáticos, logo as duas estão corretas.

TEM CONCURSO NA UFRN

E as oportunidades estão aparecendo, vamos aproveitar. Depois de encerradas as inscrições para o concurso do Sesc com vagas para Natal, Mossoró e Caicó, agora é a vez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que chega com muitas vagas. Ao todo o próximo concurso da instituição abrirá 103 vagas, além de assegurar o cadastro de reservas para cargos de níveis médio, técnico e superior.

De acordo com as primeiras informações a previsão é de que as provas devam ser aplicadas entre os dias 8 e 15 de janeiro do próximo ano, ou seja, ainda tem tempo para reforçar os estudos ou, para os mais desligados, iniciar a preparação. As inscrições ocorrem a partir de 17 de outubro e custam entre R$ 80 e R$ 150. Se ligue na oportunidade!

MENSAGEM

“Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota”.

Theodore Roosevelt

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL

O vereador Pablo Aires (PSB) apresentou na Câmara Municipal, o Projeto de Lei Ordinária, que institui o programa de combate à importunação sexual no transporte coletivo de Mossoró-RN. O PL pretende tornar o combate ao assédio sexual no transporte público uma ação permanente do Município de Mossoró, através da realização de campanhas educativas que possam encorajar as vítimas a formalizar denúncias de importunação sexual, bem como a criação de uma rede de apoio para essas pessoas.

O projeto prevê que o motorista deve ser informado no momento do ocorrido e deve parar o veículo imediatamente para que seja avisado à Polícia. As empresas devem ainda instalar câmeras de monitoramento no interior dos ônibus e afixar, em locais visíveis e de fácil localização, uma placa com a seguinte mensagem: “Importunação sexual é crime! Praticar ato libidinoso contra alguém acarreta prisão com pena de um a cinco anos. Denuncie pelo 190”. Pablo Aires explica que o projeto atende a uma necessidade por segurança para as mulheres que todos os dias enfrentam esse tipo de crime. A proposta passará pelas comissões temáticas antes de retornar para votação final em plenário. (Fonte: Comunicação da CMM).

200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA

Ficou difícil comemorar até os 200 anos da independência do Brasil. Campanhas publicitárias falando do bicentenário foram barradas por Alexandre de Morais, agora na condição de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele alega em sua decisão a existência de intenções políticas em favor de determinados candidatos, não citando quem seria ou quais seriam esses.

O certo é, seja como ministro do STF ou agora na Justiça Eleitoral, o Morais anda com a corda toda e não deixa passar nada. A postura, em tempos democráticos e de festa pela independência, gera muita discussão e divergências. Aliás, muito cuidado com as divergências, pois hoje as redes sociais são monitoradas e pode haver represália.

DOMINGO INCLUSIVO

Usando como lema “Inclusão é o privilégio de conviver as diferenças!”, o grupo denominado “Famílias que Lutam”, vem preparando para o mês de setembro um evento no qual pretendem reunir familiares, amigos, profissionais e toda a sociedade, na inclusão de pessoas com deficiência. A programação vem sendo chamada de Domingo Inclusivo, e deverá acontecer no espaço do Parque Municipal de Mossoró.

No chamado para a participação seus organizadores citam que será uma tarde de atividades, lazer, diversão, troca de experiências, onde todos juntos, poderão aprender, vivenciar e celebrar as diferenças. Vamos então reforçar que o Domingo Inclusivo vai acontecer dia 25 de setembro a partir das 16:00 no Parque Municipal de Mossoró e, entre outros apoiadores, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Mossoró, também estará presente.


DICA LEGAL – RETA FINAL AGOSTO LILÁS

Chegando ao final mais uma campanha de alerta e combate contra a violência doméstica denominado “Agosto Lilás”. A campanha tem começo e fim, porém a luta em defesa das mulheres é perene, ou seja, não pode sofrer nenhuma parada, segue seu rumo. O “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos.

Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato. O julgamento de seu caso demorou justamente por falta de uma legislação que atendesse claramente os crimes contra a mulher. Hoje, a lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support