produção

O RN agora tem cervejas com o gosto da fruta nativa da agricultura familiar

A ideia de produzir uma cerveja que valoriza a produção das frutas nativas do Rio Grande do Norte pela agricultura familiar deu origem a dois tipos de cervejas: Anacardia e Cajanas. O pré-lançamento aconteceu na noite desta quarta-feira (01), na Cervejaria Bacorim, em Mossoró (RN), com a presença da governadora Fátima Bezerra.

“Temos trabalhado para o fortalecimento da agricultura familiar em nosso Estado através da implementação de políticas públicas para incentivar e valorizar a produção. E esta iniciativa hoje contribui não só para a divulgação do cultivo dessas frutas em nosso Estado, como para abrir novos mercados para os produtores familiares”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Os nomes Anacardia (cerveja de caju, tipo Blond Ale) e Cajanas (cerveja de cajarana, tipo Lager), são associados aos nomes científicos das frutas adaptadas ao clima semiárido. Produzidas pela Cervejaria Bacurim em parceria com o Governo do Estado, através da Sedraf, com insumos da agricultura familiar de cooperados ligados à Rede Xique-xique e Unicafes-RN (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), as cervejas possibilitam novas receitas para frutas tipicamente nordestinas, para além dos vários alimentos, doces, compotas e geleias.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, as novas cervejas são a prova de que a agricultura familiar deve ser agregada ao dia a dia das pessoas. “Mais uma iniciativa importante, que demarca o avanço da agricultura familiar no contexto econômico do Rio Grande do Norte e é mais um segmento, mais um nicho de mercado, que a agricultura familiar pode ocupar cada vez mais”, avaliou.

“É importante cada vez mais estar mostrando à sociedade que a agricultura familiar existe e resisti no seminário brasileiro”, enfatizou Neneide Lima, da Rede Xique-xique.

O lançamento oficial das cervejas acontece na I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Fenafes, que será realizada no período de 15 a 19 de junho de 2022, no Centro de Convenções de Natal (RN).

Acompanharam a governadora Fátima Bezerra, os secretários de Comunicação, Daniel Cabral, de Infraestrutura, Gustavo Coelho, a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, além da deputada estadual Isolda Dantas, o pró-reitor de extensão da UERN, Esdras Marchezan, o diretor do Sindipetro-RN, Pedro Lúcio.

Sobre a produção

A Cervejaria Bacurim está instalada em Mossoró, região Oeste do RN. A produção começou em casa, no ano de 2014, e a partir de 2018 se profissionalizou. Hoje, o processo envolve de 5 a 6 pessoas diretamente.

Para as novas cervejas, serão utilizados a polpa de cajarana e o mel de caju para produção das bebidas, servidas como chopp.

Segundo o proprietário da Bacurim, Gilberto Carvalho, trata-se de um projeto-piloto. “Inicialmente, para o lançamento, serão produzidos 500 litros, sendo 250 litros para cada sabor” Para ele, “se cair no gosto do povo, é permanecer com essa produção e expandir”.

Feira da Agricultura Familiar

A I FENAFES – realizada pelo Governo do Estado Rio Grande do Norte e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN – UNICAFES, será voltada ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina.

A iniciativa partiu da Câmara Temática da Agricultura Familiar, ligada ao Consórcio Nordeste, acompanhada pela governadora Fátima Bezerra, liderança também à frente da Câmara Temática da Assistência Social.

O evento está sendo executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – Sedraf, em parceria com Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RN, e Fundação José Augusto.

Conta com financiamento no valor de R$ 640 mil pelo projeto Governo Cidadão, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial, além do patrocínio apoio de outros entes parceiros.

Aclamada como “A Grande Festa da Colheita”, o objetivo central da FENAFES é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, principal bandeira dos estados que fazem o Consórcio Nordeste.

Além de criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais, o objetivo é fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de rodada de negócios, para o mercado institucional e privado.

Durante a feira, serão realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support