Programação

Prefeitura de Mossoró inicia ações da campanha Setembro Amarelo

A programação será aberta nesta quinta-feira, às 14h, no Teatro Dix-huit Rosado

Será aberta hoje, às 14h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a programação do “Setembro Amarelo”. A solenidade contará com a presença de autoridades e técnicos da saúde mental de Mossoró. No teatro haverá ainda a exposição de quadros pintados pelos pacientes sobre o sentido da vida e de um livro produzido por estagiários de Psicologia.

Na sexta-feira (3), às 9h, haverá a transmissão de uma live da Escola Cunha da Mota sob a responsabilidade de Dr. José Gilliano. O Hospital Psiquiátrico Milton Marques de Melo é a instituição responsável pela live.

Já o CRAS do bairro Santo Antônio promoverá no mesmo dia, sob a responsabilidade do Ambulatório Materno-Infantil (AMI) e do Centro Clínico Vingt Rosado (PAM) do Bom Jardim, uma reunião para discutir a articulação com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), PAM e AMI a cerca do atendimento mental. A reunião está prevista para ocorrer a partir das 8h.

A programação seguirá durante todo o mês promovendo lives, oficinas, reuniões, entre outros eventos.

“Nossa programação visa atender um amplo leque de assuntos que estão relacionados entre si na área de saúde mental. O objetivo é debater pontos que são importantes para que a vida seja preservada por meio da devida atenção que a saúde pública municipal pode oferecer às pessoas que precisam desse atendimento especializado, de apoio e de tratamento”, diz a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Kalyana Fernandes.

Campanha Setembro Amarelo visa salvar vidas

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support