A marolinha e os combustíveis

E a questão relacionada ao preço dos combustíveis e seus frequentes aumentos, segue na pauta de discussão. Os motoristas e mototaxistas já ensaiaram protesto, e pelas redes sociais cresce o número de convocações para que o povo em geral se manifeste, inclusive indo as ruas. Essa situação nos remete ao período recente no qual o mundo vivia um tsunami de crise e, no Brasil, seus gestores diziam que tudo não passava de uma “marolinha”. Seguraram os preços, inclusive dos combustíveis, passando a falsa impressão de que a economia do país era forte o suficiente para resistir a qualquer crise mundial.

Eis que, naquele momento, quase todos festejaram a situação. Porém a conta foi chegando e, nesse momento, quem paga a fatia maior dos prejuízos é a população. Principalmente aqueles que dependem de um veículo para trabalhar e manter o sustento de sua família. A situação é séria e também não é nada bom levar a população ao estado de revolta. Então, a saída, governantes e empresários do setor, revejam a gula dos seus lucros e estabeleçam preços em valores que o povo possa suportar, do contrário o prejuízo pode ser geral. O povo na rua é fogo, e isso não combina muito com produtos inflamáveis.


AMPLIANDO A ABERTURA

Na capital potiguar o ambiente começa a mudar em relação aos decretos que antes mandavam fechar por conta da pandemia da Covid-19. O quadro agora diz que a Prefeitura de Natal autorizou que shoppings, teatros, cinemas e igrejas funcionem com 75% da capacidade máxima. A boa notícia foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), via decreto na quarta-feira (28). Ao optar pelas mudanças o prefeito usou como argumento à queda da ocupação de leitos em Natal.

Além dos ambientes citados, outros espaços também poderão funcionar obedecendo o limite de 75% da capacidade máxima. São eles: Praças de alimentação dos shoppings, parques de diversões, estações de jogos eletrônicos e play games, circos, museus, celebrações presenciais de cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião. Decisão que também permite reuniões corporativas, como treinamentos, seminários, cursos, simpósios e palestras, em auditórios e salões, localizados em instituições públicas e privadas. Estão autorizadas também os eventos de colação de grau. Em agosto, a partir do dia 19, todos funcionam com 100% de suas capacidades.

RETORNO DAS SESSÕES

Depois de um curto recesso em relação as sessões ordinárias, já que o trabalho administrativo não parou, a Câmara Municipal de Mossoró retoma as atividades de plenário. A rotina do legislativo mossoroense volta com as sessões na terça e quarta-feira, sempre no horário das 9:00 com tolerância de 15 minutos, ou seja, regimentalmente podendo começar os trabalhos em plenário até às 9:15.

Diferente do primeiro semestre quando essa programação ficou dividida entre o trabalho remoto e presencial, as sessões retornam como estavam acontecendo dias antes do recesso, com os vereadores em plenário. O trabalho remoto adotado desde o ano passado ocorria por conta da pandemia da Covid-19 que, aos poucos, vai diminuindo os casos em Mossoró.

ESTADUAL DA SÉRIE B

Sonhando com uma vaga na Série A do próximo ano, as equipes aceleram a montagem de suas comissões técnicas e elencos para a disputa do Campeonato Potiguar da Série B, que começa em setembro. O Potyguar de Currais Novos, único representante da região do Seridó que acenou com a possibilidade de três times, foi buscar a experiência do jogador Marielson para reforçar o elenco comandado pelo treinador Higo César.

A região Oeste do RN, com dois representantes, segue com as montagens das equipes do MEC e do Baraúnas, os dois da cidade de Mossoró. Para o seu comando técnico o tricolor aposta em Átila Bessa, profissional em início de carreira, ou seja, vai assumir seu primeiro clube como treinador. Já o Carcara, que saiu na frente nos dois aspectos, cuida agora do Centro de Treinamento e Casa do Atleta. Aliás em relação ao CT o trabalho avançou e o local vem ficando bonito e com boa estrutura. Votos de um bom trabalho para todos os clubes da segundona.

MOSSORÓ CIDADE JUNINA PRESENCIAL

Depois de dois anos sem um dos principais eventos que movimenta a cultura e a economia da cidade, aumenta a esperança de que no próximo ano o Mossoró Cidade Junina (MCJ) possa retornar de forma presencial. Esse ano o evento aconteceu com uma programação online. Para adiantar as providências a prefeitura tem realizado uma série de reuniões iniciadas em julho e terá sequência no mês de agosto. Essa série de reuniões foi batizada de – Cronograma de oficinas – tudo para ouvir os seguimentos culturais, de turismo e transporte.

No próximo ano o MCJ completa 25 anos. A previsão é que a edição comemorativa seja presencial, reunindo multidões na maior estrutura de todos os anos. A preparação e planejamento da festa de 25 anos foi iniciada no dia 27 de julho reunindo quadrilheiros e artesãos, no dia 29/07 – Artistas (companhias de teatro, grupos de dança e circos) e profissionais do entretenimento, Dia 3/08 – Ambulantes e barraqueiros, Dia 5/08 – Operadoras de turismo, agências de viagens e guias, Dia 10/08 – Hotéis e pousadas, Dia 12/08 – Restaurantes e lanchonetes, Dia 17/08 – Transfers, motoristas de aplicativo de transportes, taxistas e mototaxistas, Dia 19/08 – Instituições (CDL, ACIM, Fecomércio e Sindivarejo Mossoró Convention & Visitors Bureau – MC&VB). A meta da Prefeitura de Mossoró é até novembro finalizar o planejamento do Mossoró Cidade Junina 2022.

PEREGRINAÇÃO DE CANDIDATO

E começa a peregrinação rumo as eleições de 2022. Por enquanto eles se apresentam como pré-candidatos, porém a caminhada já é de um nome certo para disputar, por exemplo, o cargo de governador do Rio Grande do Norte. E um dos nomes contados para figurar na relação de postulantes é do deputado federal Benes Leocádio que esteve visitando Mossoró na última semana. Entre os locais que recebeu o parlamentar figura a sede da Câmara Municipal de Mossoró.

Isso aconteceu na quarta-feira, dia 28, e certamente o assunto não eram os Jogos Olímpicos de Tóquio. Vale citar que, acompanhado dos vereadores Isaac da Casca (DC), Didi de Arnor (Republicanos) e Gideon Ismais (Cidadania), o parlamentar pré-candidato ao governo do RN visitou a sede do CAIC no bairro Belo Horizonte. Os vereadores reivindicam sua reabertura e pediram apoio a Benes Leocádio. Enfim, uma pauta de quem realmente começou a peregrinação rumo as eleições 2022.

MENSAGEM

“Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz”.

Victor Hugo

PROMESSAS NA PRAIA

Na coluna anterior comentamos sobre a possibilidade de criação de uma segunda associação para defender os interesses dos comerciantes localizados na conhecida praia do Ceará, fronteira dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, municípios de Tibau e Icaupuí respectivamente. Coluna postada a reação foi imediata. A nota cobrava mais atenção com a estrutura do local e realização de eventos para fomentar o turismo. Nesse sentido recebemos um material publicado por um deputado cearense falando em investimentos exatamente no setor, ampliando inclusive para as cidades potiguares de Tibau, Grossos e Mossoró.

O texto assinado pelo deputado estadual Acrísio Sena, e publicado no jornal Diário do Nordeste, fala no projeto Rota das Falésias, saindo da cidade de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, todas no Ceará. Além das cidades do RN já citadas. A proposta é trabalhar eventos com itens como gastronomia, artesanato entre outras manifestações culturais. No texto o parlamentar cearense cita, como ponto positivo, o aeroporto de Mossoró. Agora aguardemos que tudo saia do papel e se torne realidade, a região merece por suas belezas naturais, falta a ação do homem.

AQUECE MOSSORÓ

Tudo pronto para a realização da quarta edição do “Aquece Mossoró”, campanha de vendas criada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato Varejista (Sindlojas) e Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Mossoró que acontecerá de 30 de outubro a 27 de novembro. A campanha vai oferecer preços diferenciados, vantajosos, e sortear prêmios como bolsas de estudos, compras em supermercado, abastecimento de combustível, eletrônicos e veículos.

A campanha permite ao consumidor trocar as notas fiscais por cupons. As notas fiscais terão que ser registradas no programa “Nota Potiguar”. Cada R$ 30,00 dá direito a um cupom para o sorteio que acontecerá dia 4 de dezembro. O consumidor também poderá concorrer aos prêmios do programa Nota Potiguar e ajudar instituições beneficentes de sua preferência. A previsão dos organizadores é de emitir 3 milhões de cupons e movimentar R$ 100 milhões no comércio de Mossoró. Nesta edição o evento oferecerá a sua maior premiação juntando as suas quatro edições.

SENADOR DO PT PROPÕE E PRESIDENTE SANCIONA

Deveria ser sempre assim, pensar no melhor benefício para a população e o país. Quer um exemplo positivo? O senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou o projeto e o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que inclui gestantes e lactantes como grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19. Todas as lactantes são consideradas prioridade, independente de idade da criança ou da existência de comorbidades. Também estão entre as prioridades puérperas, crianças e adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidade, e pessoas privadas de liberdade.

Infelizmente o radicalismo dos dois lados é mais presente em atrapalhar uma convivência democrática. Esse tipo de exemplo é raro em uma política que não consegue descer do palanque eleitoral. Voltando a discussão que deu certo, reforço que a lei teve origem no Senado, em um projeto do senador Jean Paul Prates (PT-RN). Durante os debates no Legislativo, Prates elencou como motivos para a apresentação do projeto a diminuição da chance de uma lactante que volta ao trabalho presencial adoecer e contaminar o filho e a redução do índice de mortalidade materna, entre outros. Também reforço que, deveria ser sempre assim, pensar no coletivo da sociedade e não apenas nos interesses menores da disputa pelo poder.


DICA LEGAL – DIREITO NO GRAMADO

Vivemos um período de muitas convocações no esporte brasileiro, em suas diferentes modalidades. E o que diz a lei sobre o assunto? A Lei 9.615 de 24 de março de 1998, a batizada “Lei Pelé”, cuida do tema. O artigo 41 diz: “A participação de atletas profissionais em seleções será estabelecida na forma como acordarem a entidade de administração convocante e a entidade de prática esportiva cedente”. Isso significa que, mesmo existindo a observação legal falando da convocação, o artigo não impôs muitas condições, deixando para as partes envolvidas definirem como se dará.

Lembrando que os clubes, no caso do futebol, sempre se queixam quando cedem jogadores em período de competição, gerando prejuízo no time e nos seus cofres, pois sempre gera a discussão sobre quem paga o salário. Aqui a lei manda que a entidade convocante seja responsável em indenizar o atleta. Conforme o §1° do artigo citado: “A entidade convocadora indenizará a cedente dos encargos previstos no contrato de trabalho, pelo período em que durar a convocação do atleta, sem prejuízo de eventuais ajustes celebrados entre este e a entidade convocadora”. Na prática, em situação recente nas Eliminatórias e Copa América, existiu a reclamação de que a CBF não estaria cumprindo com essa determinação legal.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support