Combate à covid 

Vereadora cobra que prefeitura faça reserva da segunda dose de vacina

Iniciativa visa orientar novo “apagão” na vacinação em Natal, como aconteceu na última segunda-feira 

O município de Natal recebeu, na última sexta-feira, 16/4, 27.739 doses de vacina contra a covid, sendo 13.299 da Coronavac e 14.440 da Oxford. 

Para evitar que a vacinação seja interrompida como aconteceu desde a última segunda-feira, 12/4, a vereadora Divaneide Basílio (PT-Natal), presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal, oficiou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), solicitando que as recomendações da nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) sejam cumpridas e o contingente destinado à segunda dose (D2) não seja usado na 1ª fase da imunização (D1).

“Nossa ação tornou-se urgente para evitar a repetição das cenas de angústia que acompanhamos nos últimos três dias na cidade, quando a população ficou sem saber quando e se receberia a segunda dose da Coronavac, por causa de falhas na gestão municipal que provocaram a falta dos insumo nos pontos de vacinação”.

Em janeiro, quando a imunização contra a Covid-19 começou a ser realizada, o Ministério da Saúde recomendou que os estados e municípios reservassem a segunda dose. No entanto, no fim de março, essa orientação mudou. Apesar disso, o Governo do RN, através de documento emitido pela Sesap, manteve a indicação inicial às prefeituras pela continuidade do protocolo de reserva, o que não foi seguido em Natal.

Das doses da Coronavac que chegaram à capital potiguar, 2.200 são para fase inicial, e 11.099 para segunda dose.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support