dificuldades

Isolda ouve artistas e discute medidas para o setor cultural do RN

O encontro contou com a participação de 50 artistas

A deputada Isolda Dantas (PT) reuniu virtualmente na noite desta quarta-feira (14), artistas mossoroenses para ouvir as reivindicações e propostas dos artistas locais frente às dificuldades da pandemia.

A reunião deu continuidade à agenda política de diálogo de Isolda com setores em situação de vulnerabilidade pelo Rio Grande do Norte. O encontro contou com a participação de 50 artistas (músicos, atores e atrizes, produtores culturais, de eventos, artistas circenses, artistas plásticos, profissionais do audiovisual, bailarinos).

A deputada se mostrou sensível às demandas e anseios da classe artística porque conhece a situação que estão enfrentando, justamente, por não terem vínculo de emprego formal. “Em 2020 consegui aprovar o remanejamento de recursos dos sorteios do Programa Nota Potiguar para o Fundo Estadual de Cultura a fim de que fossem desenvolvidos editais e projetos culturais no Rio Grande do Norte e a governadora atendeu e concretizou, gerando trabalho e renda para o setor e este ano conseguimos aprovar novamente, destacou Isolda.

Os artistas apresentaram a realidade de colegas em situação extrema de vulnerabilidade social que dependem diretamente do funcionamento de restaurantes, bares, escolas, academias, teatros e casas de shows que geram sustento das famílias. Diante da realidade da pandemia, fizeram falas de pedido de socorro e urgência, e atenção por medidas emergenciais.

Crispiniano Neto, Presidente da Fundação José Augusto (FJA), representando o governo do estado, participou da reunião, prestou conta das ações e projetos realizados pelo governo para auxílio aos artistas do RN, ouviu também demanda do setor e anunciou que a partir de projeto Nota Potiguar, da deputada Isolda, a cultura será beneficiada com o valor de R$ 700 mil reais, ainda em 2021, para serem investidos em editais, gerando trabalho e renda para o setor cultural em todo o estado.

Os artistas foram os primeiros a parar e não se sabe quando irão voltar, pois as atividades artísticas prescindem aglomerações e é preciso fazer o distanciamento social para conter a contaminação pelo vírus. A deputada ressalta que “De fato é um dos setores mais afetados. A minha função parlamentar é criar meios de oportunidades e é isto que estou fazendo.”. Isolda se colocou à disposição para buscar medidas mais diretas junto à Fundação José Augusto, em parceria com as secretarias estaduais e diálogo com a governadora Fátima.

Outra pauta importante ressaltada pelos artistas foi a falta de compreensão e diálogo com a prefeitura de Mossoró.“ Neste momento, é fundamental que sejam elaborados projetos e editais, pensando um plano municipal e estadual, direcionado, para os que fazem cultura consigam passar por esta crise com menos dificuldade, além de viabilizar o desenvolvimento cultural local através de instrumentos que tornem melhor a condição de quem vive da cultura e de quem consome a cultura local. O momento não é de dificultar ainda mais a situação.”, apontou Isolda

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support