Colapso

RN tem mais de 50 pessoas à espera de um leito de UTI Covid

Dos 21 hospitais com atendimento para pacientes infectados pelo novo coronavírus, 15 estão com 100% de ocupação

O Rio Grande do Norte tem, nos últimos 4 dias, uma média diária de quase mil novos casos de Covid. De quinta-feira passada para ontem, 1/3, o número de infectados saltou de 163.515 para 167.429, uma média superior a 978 novos casos por dia.

Esse aumento no registro de novas infecções tem reflexos direto na rede pública de assistência hospitalar. Exemplo disso é que o Estado tem, atualmente, um dos números mais elevados de pessoas internadas desde o início da pandemia: 494, sendo 268 pacientes em leitos críticos e 226 em leitos clínicos.

Nada menos que 15 dos 21 hospitais públicos com atendimento para pacientes Covid estão com todos os seus leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados. O Rio Grande do Norte tem atualmente 55 pessoas na lista de espera por um leito de UTI. As vagas disponíveis são apenas 17 nesse momento. A situação preocupa porque somente nos últimos 16 dias 39 pessoas morreram enquanto aguardavam por uma vaga em UTI.

O Estado tem taxa geral de ocupação de leitos críticos de 94%. Em todas as regiões a situação é muito crítica. Nelas, as taxas são as seguintes: 97,6% no Oeste, 94% no Seridó e 92% na Região Metropolitana de Natal.

Mossoró, cidade de referência para pacientes do Oeste do Estado, está desde ontem sem nenhuma vaga de UTI. As 9 unidades de UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e as 40 do Hospital São Luiz estão ocupadas. Na região, há apenas duas vagas de leitos críticos disponíveis, no Hospital Regional de Pau dos Ferros.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support