Governo do RN quer iniciar vacinação contra Covid em janeiro
Execução do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação depende da liberação e envio da vacina pelo Governo Federal
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte quer iniciar em 20 de janeiro a campanha de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A imunização será realizada em 3 fases distintas.
Na primeira fase, serão imunizados os trabalhadores de Saúde, pessoas de 75 anos e mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada e povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
Na segunda fase serão vacinadas pessoas de 60 a 75 anos. E na terceira fase, serão vacinados aqueles que forem acometidos de uma das seguintes comorbidades: Diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer e obesidade grave. De acordo com o Plano Estadual de Operacionaização da Vacinação, elaborado pelo Governo do Estado, nessas três primeiras fases iniciais serão imunizados 730.381 potiguares.
A vacinação, sob responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, pretende atingir 95% das pessoas de cada um dos grupos. Para que o plano seja posto em prática, inclusive na data prevista, há ainda a dependência da liberação e o envio da vacina pelo Governo Federal.
Até o momento, o estado já sinalizou o interesse de garantir a compra da vacina CoronaVac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.