Defesa

Dissertação discute representações de eleitores de Bolsonaro

Comunicador pesquisou uma das nuances do processo que culminou com a vitória do atual presidente

As eleições de 2018 marcaram a história recente da democracia no Brasil. Um candidato sem plataforma política, sem defender causas sociais e sem postura mínima de respeito às pessoas, instituições ou projetos ascendeu ao mais alto cargo do Executivo nacional.

A eleição de Jair Bolsonaro para a presidência do país surpreendeu a muitos dos que acompanham a politica tupiniquim, ao mesmo tempo em que se abriu o campo para a pesquisa sobre os motivos que levaram o brasileiro a fazer essa opção na hora de votar.

O radialista Michael Charles foi um dos primeiros a investigar, de forma científica, uma dessas nuances. Em sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Michael Charles, que é graduado em Letras (UERN), buscou analisar as representações do eleitor de Bolsonaro.

O mestrando relata que ao escolher o tema visou profundar, como profissional da comunicação, a sua relação com a política. “Muita coisa mudou nos últimos tempos, sobretudo com a expansão da tecnologia. E essas mudanças também refletiram no comportamento do eleitor”, destaca.

Michael Charles lembra que as campanhas eleitorais deixaram de ter showmícios, camiseta, apresentação de grandes bandas de música. “A legislação eleitoral mudou tudo isso e muitos partidos não conseguiram acompanhar essas mudanças. As mídias digitais passaram a ter um peso muito grande nas eleições”, aponta, ressaltando que essas mídias, em especial o whatsapp, foram determinantes para o sucesso eleitoral de Bolsonaro.

Michael apresenta na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, o resultado de sua pesquisa. Será a defesa pública de sua dissertação de mestrado, intitulada “O bem tem que prevalecer sobre o mal: análise das representações de eleitores de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018”.

 

Serviço:

Defesa pública de dissertação de mestrado – “O BEM TEM QUE PREVALECER SOBRE O MAL A QUALQUER CUSTO”: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ELEITORES DE JAIR BOLSONARO NAS ELEIÇÕES DE 2018

Mestrando: Michael Charles da Costa | @michaelcharles.br

Banca examinadora

Prof. Dr. André Victor Cavalcanti Seal da Cunha – UERN (Orientador)

Prof. Dr. Carlos Eduardo Martins Torcato – UERN (Membro titular interno)

Prof. Dr. Leonardo Cândido Rolim – UERN   (Membro titular interno)

Prof. Dr. Raimundo Nonato Araújo da Rocha – UFRN (Membro titular externo)

Transmissão: plataforma Google Meet, no dia 14 de dezembro de 2020, às 19h, através do link: https://meet.google.com/yja-cycb-eum.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support