O semiárido é tão simples, que é importante!

LUDIMILLA OLIVEIRA É REITORA DA UFERSA

O cenário é mesmo encantador e nos desafia, ora quando tudo parecer ter fim é apenas o recomeço. Assim, é a paisagem seca, de aspecto rosado, caules retorcidos, folhas caducas e espinhos é preciso resistir a estiagem com muita esperança e nossa natureza sabe muito bem.

Nem precisa tanta chuva que o lugar cinza e aparentemente inóspito, já se torna viçoso, cheio de vida, pássaros cantando, céu cheio de nuvens e muitos sonhos para a próxima colheita. O tempo chuvoso, é tempo de expectativas, de realizações e um caminho para grandes conquistas.

O alvorecer é enunciado, com à disposição para mais um dia de trabalho, de semeadura de sonhos, o amanhã será sempre diferente.

As lições da natureza simples do nosso semiárido, dão conta de uma complexidade transformadora de realidade em diferentes momentos. O semiárido é a representação da simplicidade natural, revestida de importância, em tempos de dificuldade.  É o expoente da metamorfose divina condicionada ao olhar para o céu.

É por isso, que o semiárido surpreende, ele depende do céu. Depende da Onipotência num Universo belo, incontestável em sua imponência, mas a sua simplicidade, constrange com o amor o Criador e de lá, vem o nosso alento na hora da dor, e de lá os sons alegres que transversalizam a alma do ser humano que convive com   o semiárido.

Raios e trovoadas, a chuva é nossa fonte de vida, de alegria. Afinal é de água que o semiárido precisa. A alvorada, é inspiradora numa manhã após uma noite chuvosa em pleno sertão. São mistérios que só mesmo quem vive no deslumbrante e enigmático semiárido sabe de sua relevância.

Uma coisa tenho por certo: o semiárido é resultado das lições divinas mais difíceis para o ser humano aprender. É nele, que o Criador sugere aos humanos pensar a aridez enxergando a abundância, a prosperidade em tempos de seca, alternativas em áreas remotas, solução onde não existe saída, luz na escuridão. Então, é mesmo o semiárido o palco de grandes realizações, pois é do nada que temos o tudo.

Pensar no semiárido, é pensar com atitude, com estratégias, com ações vislumbrando o futuro, sem esquecer do passado, sabendo viver o presente. O semiárido é mesmo o lugar que a sabedoria tem seu espaço de destaque, que a ciência se curva diante das intempéries naturais para ver crescer e  desenvolver a ciência ,  a tecnologia, a inovação , a educação e acima de tudo faz da batalha  um espaço de vitória.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support