Vitória

Base sindical do RN elege 20 representantes em 2020

Bancada progressista registrou crescimento nas eleições do Rio Grande do Norte esse ano

A bancada progressista do Rio Grande do Norte registrou crescimento nas Eleições Municipais deste ano com a vitória nas urnas de 20 candidatos a vice-prefeitos e vereadores comprometidos com as pautas da classe trabalhadora e questões sociais.

Para a direção da CUT-RN, o crescimento de candidaturas progressista mostra que os potiguares confiam e querem fortalecer a democracia e a luta por direitos sociais e trabalhistas, ambos muito atacados nos últimos anos.

A eleição desses companheiros, acreditam os dirigentes, reforça também a importância da unidade da CUT e demais centrais para construir uma agenda de lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora, tanto nas mesas de negociações, atos e manifestações, quanto nos espaços de poder legislativos, como Câmaras, assembleias legislativas e Congresso Nacional, ou nos executivos, como prefeituras, governos dos estados e até a presidência da República.

‘’Na cidade ou no campo, os trabalhadores e trabalhadoras organizados em sindicatos CUTistas tiveram uma boa participação na disputa dos pleitos, vencendo ou ajudando os demais”, disse a presidenta da CUT-RN, Eliane Bandeira, que comemorou o resultado e parabenizou os companheiros e companheiras eleitos.

“O resultado mostra que podemos continuar nos fortalecendo para a luta em defesa da classe trabalhadora. Por isso, em nome da CUT-RN gostaria de parabenizar a todos e todas da nossa base que tiveram coragem de colocar seus nomes à disposição e disputar as eleições em 2020”, completou a presidenta.

Quem foi eleito – Os mais de dois milhões de eleitores potiguares que foram às urnas neste domingo (15) em todo o estado elegeram quatro candidatos afinados com as questões sociais e trabalhistas para Câmara dos Vereadores de Natal, a capital do estado. Um quinto candidato depende de validação da Justiça Eleitoral.

Foram eleitos vereadores na capital Divaneide (PT), Brisa Bracchi (PT), Robério Paulino (PSOL) e Júlia Arruda (PC do B). Já a eleição de Daniel Valença (PT) depende da validação ou não dos votos de candidaturas de direita. Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acate o pedido do PTB, o companheiro Daniel perde a vaga.

Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do estado, uma vitória oriunda da organização sindical foi comemorada pela CUT-RN, que trabalhou duro para ajudar a eleger companheiros e companheiras. Marleide Cunha, ex-presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Mossoró (Sindiserpum) foi eleita vereadora com 1.528 votos. Marleide e o Sindiserpum organizaram uma luta constante contra os ataques aos servidores mossoroenses, que teve  ocupações e greves.

Nas redes sociais, Marleide comemorou a conquista: “Transbordamos coragem do início ao fim. E vem mais daqui em diante ‘’.

Além de Marleide, várias candidaturas foram eleitas em diversas cidades do Rio Grande do Norte. Segundo o levantamento parcial da CUT/RN, FETAM/RN, FETRAF/RN e FETARN, cerca de 20 vereadores e vice-prefeitos oriundos da base sindical foram eleitos em todo o estado.

Confira a lista de vereadores e vereadoras eleitas segundo levantamento parcial da CUT/RN, FETRAF, FETARN E FETAM

Dario Fortunato – vice-prefeito de Santo Antônio

João Eudes – vice-prefeito de São Miguel do Gostoso

Ricardo Paulino – vice-prefeito de Brejinho

Francicarlos Santos – vereador de Santo Antônio

Cleoneide Acioli – vereadora de Riachuelo

João Cabral – vereador de São Paulo do Potengi

José Erivaldo Dias – vereador de Santa Maria

Josilene Araújo – vereadora de Frutuoso Gomes

Hildeermes Fontes – vereador de José da Penha

Josefa Eliza – vereadora de Campo Redondo

Rangel Lopes – vereadora de Pedra Grande

Braz Brito – vereador de São João do Sabugi

Lucélia Ribeiro – vereadora de Patu

Lindalice Carlos – vereadora de Lucrécia

Marleide Cunha – vereadora de Mossoró

Ibamar Costa  – vereador de Upanema

Joao de Edgar – vereador de Tibau

Isaac Romão – vereador de Pendências

Professor Emerson – vereador de São Tomé

Professora Aldacéia – vereadora de Pau dos Ferros (Fonte CUT/RN)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support