Prefeitura “endurece” isolamento social abrindo mais lojas
Com mais um setor em funcionamento, aumenta possibilidade de aglomeração de pessoas no centro da cidade
A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, editou ontem um novo decreto em que prorroga as regras do isolamento social, que agora vigerão até o dia 23 de junho. O novo documento visa endurecer as regras do distanciamento social, medida utilizada para coibir a proliferação da Covid-19, que em Mossoró já matou 87 pessoas e contaminou outras 1.737 .
O problema é que a prefeitura tem agido justamente ao contrário do que pede o combate à pandemia. A exemplo do que aconteceu nesta terça-feira, a cada novo decreto, a prefeita Rosalba Ciarlini flexibiliza o funcionamento do comércio, permitindo a abertura de novos segmentos. Agora, a autorização é para que livrarias e papelarias abram suas portas a partir desta quarta-feira, 17/6.
A medida tende a contribuir para aumentar os casos da Covid-19, principalmente porque os índices de isolamento social na cidade estão cada vez mais baixos. Nem mesmo com os feriados da semana passada (quinta-feira, sexta-feira e sábado) os dados mostraram crescimento. Na quinta-feira passada, feriado de Corpus Christi, o índice foi de 47,39%. Na sexta-feira, o feriado dos Mártires, a taxa foi de 42,02%. Já no sábado, feriado da libertação dos escravos, a taxa ficou em 40,59%.
Na segunda-feira e ontem, as pessoas voltaram a se aglomerar nas ruas do centro comercial de Mossoró.