MENTIRA DE QUEM FALOU
Algumas frases prontas poderiam ser utilizadas aqui, do tipo “mentira tem pernas curtas”, entre outras. Mas, optamos por afirmar que é mentira de quem falou para fazer referência às defesas eloquentes de que os problemas no atendimento realizado no Hospital Regional Tarcísio Maria (HRTM), em Mossoró, haviam chegado ao fim. Não podemos aceitar como normal, por exemplo, um paciente com fortes dores aguardar o plantão do profissional capacitado para poder se submeter a um exame de tomografia.
E, antes disso, ainda ter que peregrinar na busca da autorização (requisição)para o exame. Em seguida, aguardar por dias, o laudo de tal exame. O que estaria acontecendo? É falta de pessoal? É falta de gestão? Uma coisa é certa, é falta de compromisso para com a saúde pública, por parte daqueles que governaram e governam o Rio Grande do Norte, já que o caso é recorrente. A população precisa reagir e, no mínimo, quando ouvir a defesa eloquente de que não existem mais problema no HRTM gritar, é mentira de quem falou!
LIXO NOS BUEIROS DE MOSSORÓ
As chuvas estão chegando e com elas vêm junto a preocupação com alagamentos, com a cobrança maior e não poderia ser diferente, junto ao poder público (prefeituras). Agora, eu pergunto: e, nós, a população, estamos fazendo nossa parte? Sim ilustríssimo cidadão, nós também temos que contribuir. Vamos evitar colocar móveis usados e inutilizados em bueiros, só assim às águas das chuvas poderão ser drenadas com destino as galerias pluviais.
Ouvindo um funcionário da prefeitura de Mossoró sendo entrevistado em uma emissora de rádio ele disse haver encontrado em uma bueiro, no Alto de São Manoel, um guarda-roupa, cama e até sofá. Pronto, daria para mobiliar uma casa. Segundo o servidor público em Mossoró existem pontos de entrega deste tipo de material. Então gente, só reforçando, vamos ter consciência da nossa responsabilidade e, agindo corretamente, poderemos exercer nosso direito de cobrar da prefeitura que faça a sua parte.
DEMOCRACIA CRISTÃ 27
Recebo da executiva municipal do partida Democracia Cristã 27 – DC 27, a confirmação de um evento de filiação marcado para o dia 27 de janeiro. Começa às 19h, no Regina Buffet e Eventos, na rua Cesar Leite, 10, no bairro Nova Betânia. O presidente municipal do DC 27, Lucilo Filho disse que o dia será todo dedicado a filiações e no período da noite estas serão abonadas. Já contando inclusive com aqueles que pretendem lançar candidatura ao cargo de vereador nas eleições de outubro próximo.
Foi confirmada a presença de integrante da executiva estadual e várias lideranças de outros partidos que serão convidadas. Segundo informa o diretório municipal, o partido estará focado, em 2020, exclusivamente na eleição do legislativo e, segundo eles, com uma nominata forte para fazer duas cadeiras (eleger dois vereadores) e brigar pela terceira. O dirigente local sentencia que a bandeira do DC 27 é participar ativamente da vida política e social de Mossoró, discutindo e propondo políticas públicas que venham melhor a vida da população. Boa sorte a todos.
FAZENDO A DIFERENÇA NO ESTADUAL DO RN
A bola segue rolando no Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte e o certame potiguar de 2020 já tem um time fazendo a diferença em termos de resultado de campo e também no aspecto administrativo. Estou falando do América de Natal. O alvirrubro já andou inclusive aplicando goleada em um dos seus adversários e é o líder isolado da Copa Cidade do Natal (1º turno). Escrevi esse material com a competição em pleno andamento sem medo de sofrer qualquer furo na classificação, tomando como base o que fez o América nas primeiras rodadas em comparação com seus principais concorrentes.
E isso não acontece por mágica ou puro lance de sorte, isso se chama trabalho certo. E o que fez o “diabo rubro” de tão diferente dos demais? Primeiro conseguiu manter a base do elenco da temporada passada, já facilitando assim o entrosamento mais rápido. E depois se preocupou em entregar o elenco a um bom treinador, no caso o Waguinho Dias, campeão brasileiro da Série D, comandando o Criciúma de Santa Catarina. Se eu não estiver enganado, e entendo que não, os exemplos citados ajudam, e muito, no sucesso alvirrubro nesse início de temporada.
CARNAVAL NO LITORAL
Já estamos observando intensa movimentação em algumas cidades do chamado Polo Costa Branca em relação a preparação para o reinado e folia de Momo. É o carnaval que se aproxima no mês de fevereiro. Pelas informações a festa promete ser boa nas cidades de Tibau e Areia Branca. A conhecida “Salinésia”, aqui me refiro ao município de Areia Branca, já iniciou inclusive a fase de credenciamento para os profissionais de imprensa que pretendem fazer a cobertura da festa.
Para os lados de Tibau, pelo que fiquei sabendo e já adiantei alguma coisa aqui mesmo na coluna Repercutindo, a turma vai cair na folia nas ruas da cidade. Aliás, decisão correta, se a banca for do poder público. Se o carnaval é a festa do povo, que seja então em cenário aberto, com todos democraticamente participando. Vamos aguardar agora informações de Grossos e Macau sobre suas programações para o período.
A EMENDA DO GIRÃO FEZ UM GIRO E NÃO CHEGOU
Pois é, por onde anda R$ 600 mil que o deputado federal General Girão garante que enviou para Mossoró, no caso, com destino ao Hospital São Camilo? Pelo visto fez um giro em torno da cidade e retornou a Brasília. De acordo com nota divulgada no site oficial da Prefeitura de Mossoró, os recursos não apareceram. A Secretária de Saúde, diz a nota, até manteve contatos com o gabinete do parlamentar, sem no entanto colher qualquer informação que justifique a situação.
Falou-se até que a prefeitura não estaria devidamente habilitada para receber tais recursos, porém essa versão é desmentida com a informação de que outros parlamentares destinaram suas emendas e os valores chegaram sem nenhum problema. Enquanto isso, segue girando a pergunta que não quer calar: Por onde anda os R$ 600 mil que o deputado Girão garante ter enviado para Mossoró?
MENSAGEM
Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida. Mahatma Gandhi
CHUVAS, BOA NOTÍCIA AQUI NO PORTAL DO RN
O Portal do RN traz uma boa, ou melhor, excelente notícia para o Rio Grande do Norte sobre chuvas. Diz a matéria que, com as chuvas que vem caindo nos últimos dias, a população potiguar está com expectativas positivas em relação ao inverno de 2020, depois de sete anos de seca. Somente na primeira quinzena do mês de janeiro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou volume de chuvas 104,4% superior ao esperado para este período no Rio Grande do Norte. A média foi de 59,7 milímetros (mm) de chuva, enquanto que a esperada era de 29,2 mm.
Os dados foram apresentados na quinta-feira (16) durante reunião sobre as perspectivas para o inverno de 2020, promovida pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (Sape), no auditório da Emparn, em Parnamirim. As atuais condições oceânicas e atmosféricas indicam para o Rio Grande do Norte, a tendência das chuvas ocorrerem dentro ou acima da média histórica na região semiárida potiguar.O secretário Guilherme Saldanha, da Sape, diz que as previsões são as melhores possíveis, com expectativas para o fim de janeiro e início de fevereiro que teremos um regime chuvoso bem distribuído, durante toda essa época de chuva que começa em fevereiro e vai até o fim de março, mas com perspectivas que se prolongue até meados de maio, junho. Um alívio para o agricultor.
FOGO AMIGO DERRUBA SECRETÁRIO DE CULTURA
E o governo do presidente Bolsonaro segue fazendo estrago, tudo com fogo amigo. Não precisa sequer a oposição reagir, assim como aconteceu com o governo do PT que fez um monte de besteira e caiu, os atuais ocupantes do Palácio do Planalto seguem rezando na mesma cartilha. Imagine que até discurso nazista foi proferido. Isso mesmo, o secretário de cultura Roberto Alvim divulgou um vídeo usando declarações do principal propagandista do regime nazista, Joseph Goebbels e acabou demitido da pasta.
Não por compreensão do presidente, mas sim pela pressão geral ele acabou demitido. Como disse, além dos confrontos desnecessários que o presidente Jair e seus filhotes abrem quase que diariamente contra praticamente tudo e todos, seus assessores diretos também jogam M no ventilador. Claro, prato cheio para seus opositores que não querem saber se a economia melhorou alguma coisa, e sim de espaços para retomar o poder. No meio da briga um bando de “inocentes úteis” como bucha de canhão vão fomentando a desgraça do próprio país.
BURACOS DENTRO DE OUTROS BURACOS
Basta abrir o microfone de uma rádio para a população de Mossoró e a queixa praticamente é a mesma em todas as regiões da cidade, buracos e mais buracos. E olha que faz tempo que o período chuvoso passou e já estamos nos aproximando do próximo e o quadro é grave. Vias importantes, seja na área central ou periférica, algumas delas estão praticamente intransitáveis e o quadro deve se complicar nos próximos meses.
O pior de tudo é que, mesmo naqueles locais onde o serviço de recuperação chegou, o material utilizado não foi de boa qualidade e os buracos retornam facilmente. Vamos aqui renovar o pedido da população para que a prefeitura possa agilizar, com qualidade é claro, esse serviço. Não deixem a chuva chegar e mais uma vez se esconder nas declarações de que agora não é possível, só depois do período chuvoso.
POLUIÇÃO SONORA EM CIDADE, CAMPO E LITORAL
Fechando a coluna, sempre uma dica do nosso ordenamento jurídico. O tema, bastante propício ao momento, principalmente para quem vive em cidade do litoral, abordaremos um pouco sobre a questão da poluição sonora. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) já se manifestou sobre o assunto dizendo que alguns dos possíveis danos causados pela exposição a ruídos são perda de audição e concentração, aumento da pressão arterial, interferência no sono, problemas gástricos, estresse e aceleração cardiovascular. O tema caberia na coluna inteira e ainda precisaria de mais espaço.
Resumidamente vamos citar que a Resolução nº 001/1990 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) regula os critérios para a emissão de ruídos em atividades comerciais, industriais, sociais ou recreativas, incluindo as de propaganda política. A Resolução indica os ruídos considerados prejudiciais à saúde e ao sossego público que são estabelecidos pela norma NBR 10.152 – Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas -, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma estipula valores, em decibéis, inegociáveis, para ambientes como hospitais, escolas, bibliotecas, locais de circulação, residências, restaurantes, igrejas e templos e locais para esporte. Podemos acrescentar o artigo 54 da lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais. Seja educado, assim não precisaremos da lei.