Elas estão viajando em terras da Europa
Se alguém souber algo diferente que fale ou cale-se para sempre, mas no momento o que posso dizer é que a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, estão viajando em terras europeias cumprindo agenda de trabalho. Sendo assim mossoroenses e potiguares no geral aguardam ansiosos pelas boas notícias de novos investimentos que favoreçam aqueles que passeiam e trabalham aqui mesmo.
Se na bagagem do retorno não existir notícias concretas de investimentos internacionais no “elefante” as duas darão margem e fortalecerão as críticas de que tudo não passou de farra com dinheiro público, também conhecido como erário. Nas rodinhas do bom debate eu tenho defendido a tese de que faz parte da missão do gestor buscar novos investidores dentro e fora do país então, por favor, não queimem minha língua. E tem mais, não vale dizer que existem “boas expectativas de investimentos”, nada disso, tem que anunciar dinheiro vivo entrando para cobrir aquilo que saiu com a viagem das chefes e comitiva de assessores.
FESTA DE SANTA LUZIA 2019
A cada ano novas atrações são acrescidas em sua programação e, era inevitável, a ampliação dos dias oficiais da festa. Estou falando do maior evento religioso do Rio Grande do Norte, os festejos em homenagem a padroeira de Mossoró. A festa de Santa Luzia que já tem a peregrinação de sua imagem iniciada no mês de outubro, ganha mais dois dias na programação oficial. Antes realizada de 3 a 13 de dezembro, agora em 2019 já foi confirmada a abertura oficial para o primeiro dia do último mês do ano.
Isso só comprova a fé do povo em sua padroeira, como também a importância da festa para a fomentação do turismo religioso. Somente para o dia da procissão, 13 de dezembro, estima-se a participação de 150 mil pessoas. Diante da grandiosidade do que existe hoje, fico imaginando o quanto a cidade vai ganhar se, em algum dia, conseguirem cumprir a promessa de construção do Santuário de Santa Luzia na Serra Mossoró. Seria um atrativo extra para o período da festa e, espaço de visitação o ano inteiro.
PRESSÃO PARA CIMA DO TREINADOR TITE
Depois de mais dois amistosos sem mostrar um futebol que convença, aumentou a pressão contra a permanência do treinador Tite no comando da Seleção Brasileira de futebol masculino. Porém, contrariando a todos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue acreditando no trabalho e bancando praticamente sozinha a presença de Tite no comando da comissão técnica. Esse quadro só me lembra Dunga que permaneceu e foi retirado somente com o susto e ameaça de não classificação para a Copa do Mundo durante as eliminatórias. E o Brasil passará por esse teste em 2020.
Quanto aos amistosos chamados de, digamos, meia boca, o treinador não tem culpa, agora em relação ao time e suas convocações, ele pode resolver. Chegou a hora de depositar mais confiança nos jogadores que atuam no Brasil mesclando com alguns que estão fora. Por exemplo, poderia ter um meio de campo com Dudu (ou Casemiro), Gerson, Everton Ribeiro e Neymar e no ataque Gabigol e Bruno Henrique. Além de outros bons nomes que hoje se destacam no difícil Campeonato Brasileiro. Com jogadores atuando no Brasil vestindo a camisa da seleção, o torcedor e a imprensa com certeza voltariam a apoiar e acreditar no escrete canarinho.
REAJUSTE DE ANUIDADE DA OAB É QUESTIONADO
Em tempos difíceis e pouco dinheiro no bolso da maioria, não repercutiu bem o anúncio de reajuste na anuidade da OAB do Rio Grande do Norte que, pela observação feita do cenário nacional, pode se transformar em uma das mais caras do Brasil. De acordo com a expectativa, algo em torno dos R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais). Claro, a grita foi geral e é possível que a entidade recoloque em pauta os valores para nova apreciação e, quem sabe, pensando melhor possa conter sua gula.
Já tem gente falando em pagar para trabalhar. Realmente, é muito pagamento a partir do momento que você deixa de gastar com a faculdade e busca seu registro junto a Ordem dos Advogados do Brasil. Até aquele adesivo que o advogado costuma colocar no seu carro, umas das poucas formas de divulgação que pode fazer do seu trabalho, tem que comprar na sede da Ordem. Talvez não se questione tanto o serviço pago, mas sim seus valores.
TIBAU E EVENTOS ESPORTIVOS
A cidade de Tibau vai respirar esporte no mês de dezembro para comemorar mais um ano de emancipação política, 22 de dezembro. A prefeitura local montou uma extensa programação para marcar a data com eventos, por exemplo, de voleibol masculino e feminino entre outros. No entanto, pelo anuncio oficial, o grande destaque continua sendo a Corrida da Emancipação que viverá a sua quarta edição em 2019. Então senhores atletas, se preparem ou, para aqueles que já estão em plena atividade, reforcem os treinamentos.
De acordo com a Gerência de Esportes haverá premiação para os cinco primeiros colocados e também prêmio para todos aqueles que conseguirem completar a prova. Claro, para os vencedores das primeiras posições a premiação será em dinheiro. Para a corrida o atleta poderá fazer sua inscrição em Tibau, na própria gerência, e para os participantes de outros municípios tem local de inscrição em Grossos, Icapuí-CE e na cidade de Mossoró na Dinâmica Esportes. Antecipo votos de sucesso.
A CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Tomando como base o noticiário, nos mais diferentes meios de comunicação, já podemos dizer que Mossoró vive uma crise em seu abastecimento de água. Dos mais diferentes pontos da cidade partem reclamações sobre a ausência do chamado precioso líquido nas torneiras e, pasmem, a direção local da Caern (Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte) surge, segundo o noticiário, com explicações esdrúxulas.
Outro dia ouvi no noticiário de rádio que o diretor da empresa disse que não tinha obrigação de oferecer água com força o suficiente de subir nos reservatórios das residências. O pior que hoje sequer chega nas torneiras, A única coisa certa mesmo vindo da Caern é o boleto da cobrança e, pior ainda, se o consumidor atrasar a multa vem junto. Cobra por aquilo que não entrega e ainda multa. O certo é que nos últimos meses esse serviço perdeu praticamente por completo a sua qualidade. Infelizmente.
MENSAGEM
A vida é um jogo de xadrez, ataque, defesa, estratégia e o limite é o mundo.
Ibsen Pinheiro Lopes
CONTRIBUIÇÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS
Atenção você que ocupa algum cargo comissionado indicado por um parlamentar, é possível que já nas eleições do próximo ano tenhas que colaborar com o financiamento de campanha. A proposta, já em discussão, vai no sentido de levantar fundos para o financiamento público e não mexer em outros recursos. Sendo assim cada político e seus assessores passariam a contribuir com 3% do seu salário o que garantiria, de acordo com levantamento feito pelos autores da ideia, algo em torno dos R$ 4 bilhões. Isso a cada dois anos.
De certa forma não deixa de ser uma proposta interessante. Isso colocaria um fim naqueles rumores de que existem políticos que pagam e depois “racham” o salário do assessor em benefício próprio. No caso da nova proposta em discussão na Câmara dos Deputados em Brasília, o compartilhamento de valores seria oficial. As informações vindas da capital do país dão conta de que o próprio Ministério Público estaria favorável a essa proposta.
BOM DE BOLA, BOM NA ESCOLA
Uma boa notícia para a garotada que pode se desligar um pouco dos celulares e computadores para se ligar na prática esportiva e uma melhor convivência social. Recebo a informação que a Associação Atlética Sítio Florânia, que tem sua sede ali na estrada que liga a comunidade rural de Lagoinha, desenvolverá o projeto intitulado “Bom de Bola, Bom na Escola”. E pela coordenação que terá o professor Hideraldo Bezerra, já posso garantir que é coisa séria e com qualidade.
O projeto oferecerá aos seus participantes as modalidades de futebol, vôlei de areia e recreação educativa. O público alvo da proposta são jovens com idade entre 10 e 17 anos, o que considero excelente escolha, pois é uma fase da vida na qual se espera decisões importantes, principalmente usando como base a atividade esportiva. As inscrições estão sendo feitas pelo telefone (84) 98117-4168 (whatsapp) e o período de atendimento será de 27 a 29 de novembro das 07h30 às 11hrs. O interessado deverá apresentar documento de RG, CPF, comprovante de residência e declaração escolar.
VERÃO CHEGANDO, COLOQUE LIXO NO LIXO
Evidente que a prática de colocar “lixo no lixo” deve permanecer em todas as estações do ano. O destaque do verão chegando vem no sentido de chamar atenção para o fluxo maior de pessoas na estação quente e de férias escolares, entre outras, nas praias pelo Brasil afora. Não custa nada para o banhista levar sua sacola para a praia e depositar seu próprio lixo para em seguida descartar em local adequado, mantendo assim a praia limpa.
Feito este preambulo aviso que um instituto do Japão divulgou recentemente o resultado de uma pesquisa na qual se constatou que o plástico acumulado no fundo do mar não se decompõe, ou seja, perigo certo para a vida marinha. Então façamos nossa parte evitando deixar sacos plásticos ao alcance das ondas do mar. E, aproveitando, reforço para não deixar nenhuma sujeira. A natureza oferece sua beleza, vamos retribuir com limpeza. Sejamos povo e exemplo de educação. O conceito de povo civilizado existe dentro de nós e não no continente onde nascemos.
A NOSSA CONSTITUIÇÃO
Só para registrar, lembramos que a última nota da coluna destacamos algo do nosso ordenamento jurídico. O apontamento desta edição é a Constituição de 1988. E, em seu artigo 3º traz garantias importantes para nossa sociedade. Ele diz que constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária além de garantir o desenvolvimento nacional e também erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Por fim, promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Será que estamos respeitando o que foi posto no papel? Bom, eis a norma cabe a todos nós fiscalizar e exigir o respeito a carta magna do país. Observamos o cuidado que teve o legislador constituinte em relacionar pontos indispensáveis para se ter uma sociedade protegida e bem cuidada. Porém não pode ficar apenas no campo das boas intenções, é preciso por tudo isso em prática. Cobre daquele que recebeu seu voto uma postura digna de legítimo representante do povo.