Estudantes se destacam em eventos científicos
Desde 2017, que alunos da rede pública de ensino de Porto do Mangue conquistam credenciais para eventos nacionais e internacionais
“Cooapesca: uma alternativa que busca valorizar o trabalho do pescador do município de Porto do Mangue”. Esse o título do projeto científico desenvolvido por estudantes de escola pública do município de Porto do Mangue e que será apresentado na Rede Poc, no Equador, após conquista de credencial na IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em parceria com as Diretorias Regionais de Educação e Cultura do Estado (Direc´s).
O projeto foi desenvolvido pelas estudantes Ana Vitória Rodrigues da Silva, Lívia Carla dos Santos Silva e Mylla Vitória Nascimento, sob orientação da professora Antônia Juliana Rodrigues do Nascimento. O trabalho também recebeu certificado Destaque na categoria Empreendedorismo.
Além da credencial para o evento no Equador, os estudantes das escolas de Porto do Mangue tiveram outra conquista na Feira do Semiárido.
Com o projeto “Os malefícios e os benefícios da castanha do caju: como vivem as pessoas que trabalham com a castanha do caju”, as alunas Damiana Vitória Santana da Costa, Cleide Ana Souza de Santana e Maria da Conceição Santana foram destaque na categoria Relevância Social e ganharam credencial para a MOCICET , feira de Ciências que acontecerá em Natal. A orientação foi da professora Lucilene Lopes do Nascimento.
A boa performance dos alunos porto manguenses não é de hoje e tem razão de ser. Desde 2017que os estudantes da cidade têm se destacado em eventos científicos, conquistando credenciais para apresentarem projetos científicos nos municípios de Assu, Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte, e ainda nos Estados do Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará, além . Além de países como Argentina, Portugal, Paraguai, Porto Rico e Equador.
Para coroar a conquista de alunos e professores e reconhecer o trabalho deles, a prefeitura tem buscado oferecer o apoio necessário para que eles desenvolvam suas pesquisas. A gestão do prefeito Sael Melo custeia a alimentação, transporte e a estadia dos alunos nas Feiras de Ciências. “Educação de qualidade se faz com investimento, com valorização das pessoas e com apoio às ações e projetos”, destaca o prefeito Sael Melo.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, os bons resultados em educação são resultado de um conjunto de esforços. “Ressaltamos o empenho dos alunos e em especial a capacidade técnica, a qualificação, o entusiasmo e a dedicação dos nossos professores”, reconhece o gestor.
A cidade de Porto do Mangue participou da IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar com 45 alunos-pesquisadores e 12 professores-orientadores. Além de alugar uma chácara com chalés, piscina, campo de futebol e de vôlei, wi-fi e área de churrasco, a gestão também disponibilizou uma equipe composta por zeladoras, coordenação e motoristas totalmente à disposição dos discentes e docentes.
Para o secretario municipal de Educação de Porto do Mangue, Nilson Morais, “incentivar ações que efetivem o aprendizado para além dos muros das escolas tem sido o compromisso dos nossos professores”.
