Porto do Mangue

Estudantes se destacam em eventos científicos

Desde 2017, que alunos da rede pública de ensino de Porto do Mangue conquistam credenciais para eventos nacionais e internacionais

“Cooapesca: uma alternativa que busca valorizar o trabalho do pescador do município de Porto do Mangue”. Esse o título do projeto científico desenvolvido por estudantes de escola pública do município de Porto do Mangue e que será apresentado na Rede Poc, no Equador, após conquista de credencial na IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em parceria com as Diretorias Regionais de Educação e Cultura do Estado (Direc´s).

O projeto foi desenvolvido pelas estudantes Ana Vitória Rodrigues da Silva, Lívia Carla dos Santos Silva e Mylla Vitória Nascimento, sob orientação da professora Antônia Juliana Rodrigues do Nascimento. O trabalho também recebeu certificado Destaque na categoria Empreendedorismo.

Além da credencial para o evento no Equador, os estudantes das escolas de Porto do Mangue tiveram outra conquista na Feira do Semiárido.

Com o projeto “Os malefícios e os benefícios da castanha do caju: como vivem as pessoas que trabalham com a castanha do caju”, as alunas Damiana Vitória Santana da Costa, Cleide Ana Souza de Santana e Maria da Conceição Santana foram destaque na categoria Relevância Social e ganharam credencial para a MOCICET , feira de Ciências que acontecerá em Natal. A orientação foi da professora Lucilene Lopes do Nascimento.

A boa performance dos alunos porto manguenses não é de hoje e tem razão de ser. Desde 2017que os estudantes da cidade têm se destacado em eventos científicos, conquistando credenciais para apresentarem projetos científicos nos municípios de Assu, Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte, e ainda nos Estados do Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará, além . Além de países como Argentina, Portugal, Paraguai, Porto Rico e Equador.

Para coroar a conquista de alunos e professores e reconhecer o trabalho deles, a prefeitura tem buscado oferecer o apoio necessário para que eles desenvolvam suas pesquisas. A gestão do prefeito Sael Melo custeia a alimentação, transporte e a estadia dos alunos nas Feiras de Ciências. “Educação de qualidade se faz com investimento, com valorização das pessoas e com apoio às ações e projetos”, destaca o prefeito Sael Melo.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, os bons resultados em educação são resultado de um conjunto de esforços. “Ressaltamos o empenho dos alunos e em especial a capacidade técnica, a qualificação, o entusiasmo e a dedicação dos nossos professores”, reconhece o gestor.

A cidade de Porto do Mangue participou da IX Feira de Ciências do Semiárido Potiguar com 45 alunos-pesquisadores e 12 professores-orientadores. Além de alugar uma chácara com chalés, piscina, campo de futebol e de vôlei, wi-fi e área de churrasco, a gestão também disponibilizou uma equipe composta por zeladoras, coordenação e motoristas totalmente à disposição dos discentes e docentes.

Para o secretario municipal de Educação de Porto do Mangue, Nilson Morais, “incentivar ações que efetivem o aprendizado para além dos muros das escolas tem sido o compromisso dos nossos professores”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support