Mossoró

Sesap discute equidade em saúde

Encontro objetiva fortalecer o elo entre a saúde pública e as populações específicas, compreendendo as realidades desses cidadãos

Acontece durante a manhã desta terça-feira, 15/10, no auditório da Segunda Unidade Regional de Saúde (II Ursap) em Mossoró, reunião preparatória para o II Siequidade: tecendo redes de equidade em saúde nos territórios do Rio Grande do Norte. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) e Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC), é direcionado aos coordenadores municipais da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde e representantes dos Conselhos Municipais de Saúde das 2ª e 8ª Regiões de Saúde.

Presentes à reunião a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, os técnicos da Subcoodenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) da SESAP, Lucas Henrique Azevedo e Sônia Fernandes Andrade.

“O objetivo do evento é fortalecer o elo entre a saúde pública e as populações específicas, compreendendo as realidades desses cidadãos e promovendo o fortalecimento das políticas de saúde pública, que contemplem todos os usuários do SUS com seus devidos “recortes” étnicos, geracionais e diversidades”, disse o técnico da SIEC/Sesap, Lucas Azevedo.

“A reunião é preparatória para o II SIEQUIDADE que consiste em um debate ampliado, contemplando temáticas de todos os recortes sociais inseridos na política de Equidade em Saúde. O evento será realizado dias 02 e 03 de dezembro no Centro de Treinamento João Paulo II em Natal com representações dos Comitês Estaduais de Promoção à Equidade em Saúde e das populações vulneráveis “, informou Lucas Azevedo.
Equidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça social. Parte da ideia de respeito às necessidades, diversidade e especificidades de cada cidadão ou grupo social e do reconhecimento que as diferentes condições de vida, habitação, trabalho, renda e de acesso a educação, lazer, cultura e serviços públicos impactam diretamente na saúde.
O conceito de equidade também considera os impactos na saúde das diferentes formas de preconceito e discriminação social, como o racismo, a misoginia, a LGBTfobia e a exclusão social de populações que vivem em situação de rua ou em condições de isolamento territorial, como as do campo, da floresta, das águas, dos quilombos e em nomadismo, como no caso dos ciganos.

Exemplos práticos de equidade ocorrem frequentemente nos hospitais, notadamente naqueles nos quais se implantou a classificação de risco, onde a prioridade no atendimento é definida por critérios combinados de ordem de chegada, urgência e gravidade. Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social
da II Ursap)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support