Recomendação

MP pede transparência à prefeitura de Assu

Ministério Público deu prazo de 60 dias para que o órgão regularize a situação do Portal da Transparência com informações atualizadas

A Promotoria de Justiça de Assu, do Ministério Público do RN expediu recomendação para que a Prefeitura atualize o Portal da Transparência com todas as informações necessárias para cumprir a Lei Acesso à Informação (LAI). De acordo com a recomendação, o portal da cidade não apresenta as informações sobre remuneração, lotação, cargo dos profissionais, contratos licitatórios realizados e outras informações. A recomendação foi expedida no último dia 9 e a prefeitura tem 60 dias para atender o pedido.

A recomendação prevê que o gestor municipal informe, em meio de divulgação de fácil acesso e no Portal da Transparência dados referentes à estrutura organizacional e registro das competências; registro de qualquer repasse ou transferência financeira; informações orçamentárias das despesas e receitas públicas; procedimentos licitatórios; dados gerais de programas vinculados ao município; respostas para as perguntas mais frequentes; e os cargos vagas preenchidas, assim como suas respectivas remunerações individuais.

A Prefeitura também deve disponibilizar dados acerca de seus planos, leis e diretrizes orçamentárias, prestação de contas e relatórios resumidos acerca da execução orçamentária e gestão fiscal.

De acordo com a LAI, o acesso à informação é um direito fundamental e deve ser disponibilizado por órgãos públicos. O objetivo é garantir a publicidade, a divulgação de informações de interesses públicos, a utilização de meios de comunicação, o fomento da cultura de transparência na administração pública e o controle social. (Com informações do MP)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support