IBGE

Produção industrial do RN recua 13,1% no primeiro semestre

Queda foi puxada principalmente pela fabricação de derivados de petróleo e biocombustíveis; em junho, retração foi de 0,9%, a menor em nove meses.

A produção industrial do Rio Grande do Norte recuou 13,1% no primeiro semestre de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior queda entre os locais pesquisados.

O resultado foi pressionado principalmente pela fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que acumulou queda de 25,8% entre janeiro e junho. Também houve retração nas indústrias extrativas (-5,5%) e na fabricação de produtos alimentícios (-1,4%).

A única atividade industrial do estado a registrar crescimento no acumulado do primeiro semestre foi a fabricação de artigos do vestuário e acessórios, com alta de 48,5%.

Apesar do resultado negativo no acumulado do ano, a retração da indústria potiguar perdeu intensidade em junho.

Na comparação com o mesmo mês de 2025, a produção caiu 0,9%, menor queda registrada no estado em nove meses.

O desempenho de junho foi influenciado pela redução da queda na fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que recuou 14,9%. As indústrias extrativas tiveram retração de 5,4%, repetindo o resultado registrado em maio.

Por outro lado, houve crescimento expressivo na fabricação de artigos do vestuário e acessórios, de 67,4%, e na fabricação de produtos alimentícios, de 9,7%.

O IBGE ressalta que junho de 2026 teve 21 dias úteis, um a mais que junho de 2025, quando foram registrados 20 dias úteis.

Recuo no acumulado de 12 meses

No acumulado de 12 meses até junho, a produção industrial do Rio Grande do Norte apresentou queda de 9,4%.
Nesse período, duas atividades tiveram crescimento: as indústrias extrativas, com alta de 3,7%, e a fabricação de artigos do vestuário e acessórios, que avançou 59,8%.

Já a fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis recuou 21,9%. A fabricação de produtos alimentícios teve queda de 0,2%.

No Brasil, a produção industrial cresceu 1,7% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Dos 18 locais pesquisados pelo IBGE, oito registraram crescimento.

A próxima divulgação da pesquisa, com os dados de julho, está prevista para 10 de setembro.

g1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support