Encontro

Governo do RN discute inclusão com grupos de matriz africana e ameríndios

A conclamação foi feita durante encontro realizado, nesta terça-feira (4), no Instituto Kennedy, que discutiu uma pauta de reinvindicações apresentada pelo grupo.

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e do secretariado do Estado, convidou o grupo de matriz africana e ameríndios do Rio Grande do Norte (Gama-RN) a participar da construção do Plano Plurianual (PPA). A conclamação foi feita durante encontro realizado, nesta terça-feira (4), no Instituto Kennedy, que discutiu uma pauta de reinvindicações apresentada pelo grupo.

“Iniciamos um novo período, histórico no RN, com o compromisso de avançar no respeito e dignidade das pessoas. São inúmeros os desafios pela frente com uma realidade de desigualdades sociais alimentadas por anos, associada a uma crise financeira do Estado. A união é um dos pontos chaves para lutarmos para preservarmos direitos, garantirmos a educação e combatermos o racismo e o preconceito. A chave do sucesso desse governo é a participação da população; o Estado tem que se alimentar disso”, afirmou Fátima Bezerra.

Ela citou o encontro como uma renovação da confiança na luta em defesa da democracia e lembrou que o Governo já deu importantes passos em prol da inclusão social como a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a criação do Grupo de Trabalho para elaborar e monitorar a implantação do Plano de Igualdade Racial e, principalmente, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), criada oficialmente em 1º de junho deste ano.

O evento reuniu representantes de comunidades negras, povos de terreiros, indígenas, mulheres e lideranças do movimento LGBT. Inicialmente, o encontro contou com uma celebração religiosa acompanhada dos sons dos atabaques e agogô.

“Não é fácil ser um governo e atender a todas as nossas demandas, por isso cabe a nós sermos atuantes. Somos a população mais excludente dos diretos relativos à cidadania, conforme dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). Para a senzala não vamos regressar e por isso estamos hoje aqui com o Governo que na figura da governadora mostra seu comprometimento”, afirmou a Iyalaxé Maria Rita (Ilê Iya Omí Axé Oxúm/Natal). Ela entregou à governadora a carta com as reinvindicações do Gama-RN, uma pauta que envolve segurança, saúde, educação, direito à terra, direitos humanos, cultura e trabalho com o objetivo de alinhar as políticas públicas estaduais à legislação nacional.

“Reafirmamos a nossa responsabilidade pela luta e justiça para a diminuição das desigualdades e do déficit de cidadania que temos com os povos ancestrais”, enfatizou a secretária Arméli Brennand (SEMJIDH).

A deputada Isolda Dantas destacou o significado do evento. “Essa é uma agenda que nos faz crescer a esperança em função de um povo que foi renegado por séculos. Isso nos revigora e nos dá muita certeza da luta. Muito bom lutar com música e fé, o que torna ainda mais bonito esse encontro”, completou.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support