Barragem

Oiticica ultrapassa 500 milhões de metros cúbicos e atinge 67,9% da capacidade

A Barragem de Oiticica, localizada na região do Seridó do Rio Grande do Norte, ultrapassou neste domingo (26), a marca de 500 milhões de metros cúbicos de água armazenados. De acordo com o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), o reservatório soma 504.656.782 m³, equivalente a 67,96% da capacidade total.

O volume acumulado é resultado das chuvas registradas na bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu. Dados do Igarn apontam que, entre os dias 17 e 25 de abril, a barragem recebeu uma média diária de 8,5 milhões de metros cúbicos de água.

Com o aumento do nível do reservatório e a pavimentação da estrada de acesso à comunidade Barra de Santana, o local passou a atrair visitantes, principalmente nos fins de semana. A movimentação tem impulsionado atividades comerciais na região.

Além do reservatório, com capacidade total de 742,6 milhões de metros cúbicos, o Complexo Hidrossocial Oiticica inclui a comunidade Nova Barra de Santana, com sistema de saneamento e tratamento de esgoto, três agrovilas destinadas a produtores rurais, rede de energia elétrica e cerca de 128 quilômetros de estradas de acesso.

A barragem integra o Sistema Adutor do Seridó, que está em fase final de construção e tem previsão de atender até 2 milhões de pessoas. O projeto faz parte das ações voltadas à segurança hídrica no estado.

Desde agosto do ano passado, Oiticica também passou a receber águas da transposição do Rio São Francisco. Segundo dados oficiais, foram 78 milhões de metros cúbicos em 2025 e 28 milhões em 2026, até o momento.

O projeto de construção de uma barragem na região existe desde 1952, mas as obras de Oiticica foram iniciadas em junho de 2013.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support