A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) vai realizar, no dia 14 de março, uma ação especial voltada ao público feminino em Natal. O evento, chamado DPE Mulher, acontece das 8h às 14h, no Complexo Defensorial da capital, localizado no bairro de Lagoa Nova, e faz parte das atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
A programação prevê a oferta de serviços gratuitos nas áreas jurídica, social, saúde e bem-estar. Entre as atividades disponíveis estarão assistência jurídica e social, testes rápidos de saúde, corte de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação e sessões de massoterapia. O evento também contará com rodas de conversa e palestras sobre temas como saúde mental, violência doméstica e meio ambiente.
Outro destaque da programação será o curso de defesa pessoal do projeto “Eu Me Defendo”, que pretende orientar mulheres sobre técnicas básicas de autoproteção e estratégias de segurança, além de incentivar a autonomia e o fortalecimento da autoestima.
Durante o evento também será realizado um casamento comunitário com a participação de 20 casais, iniciativa promovida em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). A cerimônia permitirá que casais oficializem gratuitamente a união civil.
O DPE Mulher conta ainda com o apoio do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc RN e do Senac RN, além da parceria com a Coletiva Nísia Floresta, o Projeto Arara Social e o projeto Eu Me Defendo. A participação é gratuita e aberta ao público.
