O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) cumpriu nesta terça-feira (24) um mandado de busca e apreensão em uma investigação contra acesso indevido a dados sigilosos de pessoas e restritos da segurança pública.
A operação Firewall teve como alvo um suspeito de, entre outros crimes, acessar, extrair e comercializar dados sigilosos. O mandado foi cumprido na cidade de Parnamirim, na Grande Natal.
Segundo a corporação, o objetivo da ação é interromper ataques de phishing, tipo de golpe onde criminosos se disfarçam de entidades confiáveis para enganar as vítimas.
Nesses crimes, dados confidenciais, como senhas, cartões de crédito e informações bancárias, são roubados após a vítima acessar um link malicioso.
“A ação visou ainda proteger dados de acesso restrito das forças de segurança, bloquear a comercialização ilegal de informações e neutralizar acessos clandestinos a sistemas protegidos”, informou a corporação.
Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos aparelhos de telefone, computadores, hard drives, pen drives, e outros eletrônicos capazes de armazenar fotos, arquivos de áudio/vídeo, incluindo acesso às “nuvens”.
Segundo o MP, o nome da operação faz referência à ideia de proteção digital, defesa preventiva e contenção de ameaças.
g1 RN
