Superfungo

RN investiga caso suspeito de Candida auris em paciente

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou nesta quinta-feira (22) que investiga um caso suspeito do fungo Candida auris – conhedido como “superfungo” – em um paciente de 58 anos que está internado no Hospital da Polícia Militar em Natal. O homem foi isolado.

O fungo gera preocupação das autoridades de saúde por ser resistente aos medicamentos usados neste tipo de tratamento. Ele se instala principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido no ambiente hospitalar.

Segundo a Secretaria de Saúde do RN, a possível presença do fungo no paciente foi alertada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) na última terça-feira (20). Esse é o primeiro caso suspeito registrado no estado.

A confirmação oficial depende de um teste sobre o genotipo do fungo que será realizado por um laboratório em São Paulo. A pasta não divulgou prazo para publicação do resultado.

Além da Secretaria de Saúde, o Hospital da PM informou que notificou o Ministério da Saúde sobre o caso.

g1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support