Doença

Janeiro Roxo alerta para diagnóstico precoce e combate ao preconceito contra a hanseníase

Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD/RN chama atenção para os cuidados com a doença

O mês de janeiro ganha a cor roxa para chamar a atenção para uma das doenças mais antigas da humanidade, mas que ainda registra altos índices no Brasil: a hanseníase. A campanha Janeiro Roxo busca conscientizar a população sobre os sintomas, a importância do diagnóstico precoce e, principalmente, combater o estigma que ainda cerca os pacientes. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio Grande do Norte – SBD/RN alerta sobre os sintomas e tratamento.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de novos casos, ficando atrás apenas da Índia. No Rio Grande do Norte, as ações de saúde intensificam a busca ativa por pessoas que apresentam sinais da doença, já que, se tratada precocemente, a hanseníase tem cura e não deixa sequelas.

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. O grande desafio médico é que os sintomas iniciais podem ser sutis.

Para a dermatologista Mirela Fulco (CRM 5930 RN – RQE 3149), quanto mais a sociedade estiver informada sobre o diagnóstico precoce, o número de casos deve diminuir. “Por isso, fique atento sobre os sinais de alerta: manchas claras, avermelhadas ou escuras na pele; perda ou diminuição da sensibilidade nas mãos e nos pés, dormência ou formigamento; além de fraqueza nas mãos ou pés”, alerta Dra. Mirela Fulco.

Diferente do que o senso comum prega, a hanseníase não é transmitida pelo abraço ou compartilhamento de objetos. “A transmissão acontece pelo contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento. Após iniciar o tratamento, não há mais transmissão. O tratamento é eficaz, gratuito e está disponível na atenção básica. Quanto mais cedo iniciar, menores os riscos de sequelas. É importante saber que a doença tem cura com 6 a 12 meses de tratamento”, esclarece a Dra. Mirela Fulco.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support