Natal

Poda do Baobá do Poeta avança; árvore será reduzida a 3 metros

A poda do Baobá do Poeta, em Natal, está avançando. A ideia é deixar a árvore com 3 metros de altura para que ela floresça de forma mais saudável.

No sábado (13), o barulho da motosserra chamou a atenção na Rua São José, no bairro Lagoa Seca. Para fazer o trabalho de poda, foi necessário fechar a via e desviar o fluxo de veículos.

A poda começou em novembro e agora avança com cortes nos troncos do baobá, que tem mais de 300 anos.

A situação do baobá começou a se agravar em maio deste ano. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, foi identificada a presença de fungos, tecidos apodrecidos e comprometimento estrutural do tronco.

A poda do baobá é feita por uma empresa terceirizada contratada pelo grupo dono do terreno. Três casas e dois imóveis seguem interditados pela Defesa Civil. As famílias estão em hotéis pagos pela empresa.

“O baobá tinha 19 metros de altura e o que foi acordado junto à Semurb, na determinação, foi que a gente fizesse a supressão de 16 metros para que ele fique numa altura de até 3 metros e, aí sim, a gente possa começar o plano de recuperação. Mesmo nesse período de poda e desde a primeira queda, que foi em maio, o Baobá continua florescendo. Então, ele continua com as suas folhas nascendo, seus novos galhos e é esse o nosso objetivo, que, com ele com apenas 3 metros de altura, a gente tenha a necrose controlada e possa começar um plano de recuperação dele”, explicou Renato Campos, gerente de operações da Empresa Vila, proprietária do terreno.

Estrutura já apresentava problemas

O Baobá do Poeta é tema de histórias, livros e memórias afetivas de moradores de Natal. Esta, porém, não foi a primeira vez, em 2025, que a árvore apresentou problemas estruturais.

Em maio, um dos maiores galhos caiu durante o período de chuvas. Na ocasião, especialistas entraram no tronco – já oco – para avaliar a extensão dos danos.

Agrônomos, botânicos e engenheiros florestais identificaram a presença de fungos, tecido apodrecido e até objetos jogados no interior da cavidade, reforçando a necessidade de tratamento prolongado e monitoramento constante.

g1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support