Festival

Esquenta Cine Árido oferece oficinas formativas gratuitas

Programação antecede Festival de Cinema do Semiárido, que acontece entre os dias 27, 28 e 29 de Novembro, em Mossoró

O Festival de Cinema do Semiárido – Cine Árido – acontecerá em Mossoró a partir da próxima quinta-feira, 27, com exibição de filmes de curta metragem e debates com realizadores audiovisuais, mas quem quiser já pode ir sentindo o clima do festival participando de uma série de oficinas formativas gratuitas que começam na próxima terça-feira (25). As atividades integram a programação do Esquenta Cine Árido, que já contou com a oficina “Documentando”, do cineasta Marlom Meirelles, nesta semana.

Na terça-feira (25), a jornalista e documentarista Izaíra Thalita ministrará a oficina “Assessoria de imprensa para projetos culturais”, às 13h30, no auditório do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM/UERN), em Mossoró. A oficina apresenta diversas possibilidades de atuação para quem atua na área ou tem o desejo de começar a atuar neste segmento. A atividade é aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas no local.

Na quarta-feira (26), o Esquenta Cine Árido oferece três opções de atividades formativas gratuitas. Pela manhã, no auditório do Decom/Uern, o designer João Azevedo ministra a capacitação “O design e a força de projetos sociais de impacto”, voltada para estudantes, profissionais da área e representantes de organizações sociais. João coordena o trabalho de comunicação visual do projeto Cestinhas, da Sade Basquete, que tem gerado resultados bem interessantes nas redes sociais. A inscrição é gratuita e pode ser feita no local.

Mais cedo, às 8h, a cineasta Kalyne Almeida fará a oficina “Produção executiva no cinema independente”. A atividade acontecerá de forma online e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/w3ngTC8aEmj9VimL7 Kalyne é professora do curso de Audiovisual da UFRN, já atuou no Decom/Uern, é diretora de cinema e integra a equipe de diversos filmes premiados nacionalmente.

À tarde, acontecerá a oficina “Empreendedorismo e marketing: caminhos para valorizar a economia criativa através da fotografia e das redes sociais”, ministrada pela artesã e publicitária, Raquel Medeiros, integrante da Cooperativa de Mulheres Empreendedoras e Artesãs de Mossoró e Oeste Potiguar (COOMEA). A atividade acontecerá na Ufersa, na sala do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). A inscrição é gratuita e pode ser feita no local.

“Neste ano, decidimos oferecer ao público opções de qualificação no período que antecede o festival, como forma de pensar também na questão do empreendedorismo cultural e economia criativa da cultura na região de Mossoró. Nossa expectativa é que as pessoas possam aproveitar bem. Os facilitadores são profissionais qualificados e de muita experiência, podendo contribuir muito com o aprendizado dos participantes”, comentou Esdras Marchezan, coordenador do Cine Árido.

O Festival de Cinema do Semiárido – Cine Árido – é uma realização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Departamento de Comunicação Social, do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, e conta com apoio da Ufersa. O festival acontecerá entre os dias 27 e 29 de Novembro.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support