Prisão

Dono do Banco Master é preso em operação da Polícia Federal

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi preso na segunda-feira (17) no aeroporto de Guarulhos enquanto tentava deixar o país em um avião particular com destino a Malta. A prisão foi realizada pela Polícia Federal como parte da operação Compliance Zero, que investiga a venda de títulos de crédito falsos.

Após ser detido, Vorcaro foi levado para a Superintendência da PF em São Paulo. A prisão ocorreu horas depois do anúncio de compra do Banco Master pelo consórcio liderado pelo grupo Fictor Holding Financeira, negócio que previa aporte de R$ 3 bilhões, incluindo investidores dos Emirados Árabes Unidos, mas que ainda dependia da aprovação do Banco Central e do Cade.

Na manhã desta terça-feira (18), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master e a indisponibilidade dos bens dos controladores e ex-administradores da instituição, interrompendo automaticamente qualquer negociação em andamento.

De acordo com a PF, Vorcaro saiu do banco em helicóptero logo após o anúncio da venda e foi direto para o aeroporto, caracterizando tentativa de fuga. A operação Compliance Zero cumpriu, ao todo, sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em cinco estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

As investigações, iniciadas em 2024 por requisição do Ministério Público Federal, apontam que o banco pode ter fabricado carteiras de crédito insubsistentes e vendido títulos falsos a outras instituições financeiras. Entre os crimes apurados estão gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.

*Com informações do G1

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support